Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos

Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 38

Lisboa, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  311
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, BASF, BRUMA, CIN, CLIMAR, Efapel, Havwoods, Impermax, Jorge Pires Antão, Microsoft Office, My Window, PADIMAT, SANTANA
  • Arquiteto Responsável: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Rúben Mateus, Susana Luis, João Nery Morais, Maria Sousa Otto, Arianna Camozzi, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, Constança Lino, Francisco Duarte, Renata Vieira
  • Engenharia: João Esteves
  • Construtor: PMJ
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Mafra, próxima ao Palácio Nacional de Mafra, monumento nacional mais conhecido pelo convento contíguo de frades Franciscanos, é um projecto que apostou numa combinação de forças inusitada entre o passado e o presente. Para se realizar em pleno, o projecto teve em conta factores como a proximidade ao palácio-convento e a envolvente heterogénea que rodeia a moradia, bem como a fachada em ruína da antiga casa, peça-chave no desenvolvimento arquitectónico.

Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 43 de 43
Alçado Este
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Tijolo
© Fernando Guerra | FG+SG

A ideia central foi aproveitar a fachada pré-existente em ruína; uma fachada que, quando recuperada, destacasse visualmente a nova moradia. Procurou-se, assim, encontrar um equilíbrio, dada a diversidade das casas na área envolvente e a proximidade ao monumento nacional. Construída de raiz, a Casa de Mafra aparece recuada para o interior do lote e destacada em relação à fachada em ruína, surgindo um espaço entre as duas fachadas, o que faz com que a construção antiga destaque e valorize a própria casa.

Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG

A moradia é um único volume, totalmente branco e de aparência robusta com cobertura de duas águas e três pátios, um pátio por alçado que suavizam a aparência sólida da casa ao introduzirem ritmos à construção pelas reentrâncias visíveis nos planos dos alçados e que permitiram a abertura de vãos resguardados do exterior.

Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 37 de 43
Planta - Térreo
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fernando Guerra | FG+SG

A entrada principal da casa faz-se através de uma antecâmara, que medeia a fachada nova e a fachada antiga. Esta parte da casa é a mais singular pelo interesse visual que desperta ao mesmo tempo que introduz mais segurança à circulação dos seus moradores numa rua onde não há passeio.

Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Madeira
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 41 de 43
Corte CC
Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fernando Guerra | FG+SG

Apesar de inserida num contexto arquitectónico diversificado, há um traço comum a quase todas as casas, ou seja, os dois pisos acima da cota de soleira, uma característica que este projecto respeitou, tendo sido acrescentada uma subcave com garagem, só possível ao rebaixar-se todo o lote a tardoz e que permitiu introduzir vãos abertos sobre a rampa de acesso à garagem. O desenho desta rampa inclui ainda um recuo na fachada norte, ao nível do rés-do-chão, alargando a travessa adjacente de forma a permitir o acesso automóvel à garagem. No primeiro piso, a planta da casa ocupa também este vazio, resultando, assim, numa zona em consola.

Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Fernando Guerra | FG+SG

O muro da Tapada de Mafra, ali muito próximo, serviu de fonte de inspiração e de uma oportunidade, pois cria uma harmonia perfeita com a fachada recuperada. Para tal, a velha fachada passou por um make-up em que foram recuperadas as cantarias, ficando visível a alvenaria secular. A principal preocupação ao delinear este projecto foi criar uma casa de linhas contemporâneas, funcional e visualmente encaixada na envolvente arquitectónica, com a antiga fachada a remeter para o imaginário das casas tradicionais.

Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mafra / João Tiago Aguiar Arquitectos" 18 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953575/casa-mafra-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.