Casa em Zenpukuji / aoyagi design

Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Takumi Ota

Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores, EscadaCasa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores, Escada, PrateleiraCasa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de ExteriorCasa em Zenpukuji / aoyagi design - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: aoyagi design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  93
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC Glass, AutoDesk, IOC Flooring, Sankyo aluminum, Yamada shomei lighting, luci
  • Arquiteto Responsável: aoyagi design
  • Equipe De Projeto: Hajime Aoyagi, Ayaka Aoyagi
  • Engenharia Estrutural : KONISHI STRUCTURAL ENGINEERS, Yasutaka Konishi, Takuya Asamitsu, Kengo Marumoto
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pequeno terreno de 50 metros quadrados está localizado em um ambiente residencial nos arredores de Tóquio. Embora a vista esteja bloqueada em três lados, o nível do solo é 2 metros mais alto do que a avenida no lado leste, o que dá uma sensação de que o volume está flutuando, criando também vistas abertas para o pátio da escola no lado oposto do rodovia. A casa é destinada um casal e seus filhos, que também foram os arquitetos do projeto.

Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Takumi Ota
Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Imagem 27 de 29
Plantas
Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores, Escada
© Takumi Ota

Apesar das severas restrições, como a regularização da linha de recuo e ter menos de 25 metros quadrados de área permitida de construção em projeção, chegamos a um projeto em forma de torre composto por dois subsolos e outros dois níveis acima do solo. A luz, o ar e a presença dos residentes se deslocarão entre os níveis através de uma escada circular e de um pequeno vazio colocado no canto dos quartos, culminando num suave “fluxo”.

Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

Em corte transversal, a entrada é disposta na camada intermediária, portanto, ao entrar, a sensação é de estar sendo empurrado para um "fluxo" suspenso no ar. Esse fluxo não tem um início claro porque, em nosso método de projeto, decidimos não dar à casa uma estrutura robusta. Em vez disso, tratamos os diferentes parâmetros - o arranjo de funções, o relacionamento com o ambiente circundante e as discrepâncias causadas pelo longo processo de projeto - como elementos que coexistem dentro desse fluxo.

Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores, Escada
© Takumi Ota
Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Imagem 29 de 29
Cortes
Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

Esse processo gerou várias disparidades, criando inconsistências entre as aberturas e os níveis, e um relativo desequilíbrio de escala entre os cômodos e os equipamentos residenciais, que apenas permaneceram suspensos nesse fluxo. Um gesto que também dá à família a redundância para abraçar não só o passado e o presente, mas também o futuro com igual neutralidade.

Casa em Zenpukuji / aoyagi design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Zenpukuji / aoyagi design" [House in Zenpukuji / aoyagi design] 22 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953431/casa-em-zenpukuji-aoyagi-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.