Casa Neblina / FGMF Arquitetos

Casa Neblina / FGMF Arquitetos

© Rafaela Netto© Rafaela Netto© Rafaela Netto© Rafaela Netto+ 30

Itatiba, Brasil
  • Arquitetos: FGMF Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cor Pedras, Inovar, Lounge Multimídia, Palimanan
  • Arquitetos Responsáveis:Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Equipe De Projeto:Gabriel Mota, Sonia Gouveia, Ana Paula Barbosa
  • Colaboradores:Adriano Soares, Fernanda Veríssimo, Juliana Cadó, Mariana Leme, Wanessa Simoe, Carla Facchini, James Smaul, Rodrigo de Moura, Guilherme Prado
  • Estagiários:Alessandra Musto, Flávia Theodorovitz, Wendel de Deus, Mariana Schmidt, Mirella Fochi, Pedro Lira, Yara Bello
  • Engenharia:Empresarial Paulista
  • Paisagismo:Rodrigo Oliveira
  • Cidade:Itatiba
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Neblina consiste em uma composição de volumes desenvolvida a partir da orientação solar e para tirar proveito da vista do Vale do Itatiba, no interior de São Paulo. As impressionantes paisagens, a necessidade de privacidade em relação à rua e o desejo de integração com jardins foram os elementos chave da concepção volumétrica.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto
Planta - Pavimento Superior
Planta - Pavimento Superior
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Áreas de serviço foram parcialmente enterradas em determinada cota, com teto verde, realmente mimetizadas na paisagem e funcionando como uma espécie de muro de arrimo. Essa contenção cria um platô protegido da vista do espaço público. Nesse local foi imaginada a sala como um vazio, um espaço resultante dos volumes superiores e completamente envidraçado.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto
Corte A
Corte A
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

A concepção de volumes de diferentes dimensões e alturas para o restante do programa, como quartos, banheiros, escritório, garagem e escada é uma abordagem formal, que, no entanto, deixa transparecer a setorização programática da obra. Estes volumes surgem ora apoiados no chão, ora flutuando acima de um grande jardim de chegada, ocultando a seção social do conjunto. Uma estrutura de concreto bastante esbelta e com grandes balanços reforça a abordagem visual do programa, dando força à composição.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

A envidraçada sala resultante fica visualmente integrada a uma grande piscina, afastada o suficiente para garantir plena insolação durante todo o ano. Um espaço de lazer coberto e fechado, também tratado como o restante da plástica do projeto paira sobre um espelho d’água e se debruça para vista arrematando a ocupação construtiva no paisagismo.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto
Elevação 1
Elevação 1
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Neblina / FGMF Arquitetos" 15 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953326/casa-neblina-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.