Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos

Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Escada, Janela, CorrimãoApartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, DormitórioApartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, VigaApartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, CadeiraApartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CIN, CLIMAR, FIMARBER, JUNG, Mariana Vaz Costa, Microsoft Office, PADIMAT
  • Arquiteto Responsável: João Tiago Aguiar
  • Equipe De Projeto: Rúben Mateus, Susana Luis, João Nery Morais, André Silva, Maria Sousa Otto, Arianna Camozzi, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, Constança Lino, Francisco Duarte
  • Construtor: OFICINA DOS SONHOS
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão, Pilar, Arcada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido num edifício classificado, construído em finais do século XIX, o apartamento, localizado no centro da cidade de Lisboa, foi alvo de uma transformação total, através de um esquema funcional que optimizasse o espaço e restituísse a sua dignidade de sempre.

Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Escada, Janela, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Imagem 19 de 21
Planta
Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Quando, há aproximadamente 15 anos, o edifício majestoso e de áreas generosas, passou por uma reabilitação, o apartamento perdeu um pouco da sua essência original. O ponto de partida foi muito interessante pois implicava desenhar soluções que preservassem, enquadrassem e destacassem ao máximo os elementos notáveis e prístinos que embelezam e distinguem a habitação. O grande desafio foi conciliar esta premissa com a criação de espaços mais simplificados e práticos que respondessem às necessidades dos novos proprietários.

Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG

Para recuperar e assim devolver ao apartamento a aura de outrora, foi necessário resgatar áreas que se encontravam cobertas após a já referida reabilitação do prédio, nomeadamente a copa e os magníficos vitrais virados para um pátio central interior de grandes dimensões e a toda a altura do edifício que os ilumina e faz sobressair a sua magnificência. Por outro lado, os tectos trabalhados do final de oitocentos foram igualmente reabilitados e surgem agora destacados devido à iluminação dissimulada colocada nas sancas.

Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

A decoração do apartamento prima pela leveza dos elementos, escolhidos cuidadosamente para um espaço nobre e imponente que se assume sempre como o actor principal. O mobiliário foi desenhado à medida como a estante da sala de estar com tv, as camas para os vários quartos incluindo duas camas de casal, uma treliche e ainda um bengaleiro/cabide de parede.

Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Ainda ao nível decorativo foi lançado um repto à artista Maria Ana Vasco Costa que desenhou um mural em azulejo artesanal liso e tridimensional para a parede da copa/sala de jantar e cujo resultado é uma composição contemporânea a contrastar com o carácter clássico do apartamento.

Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Banheira, Bancada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Chagas / João Tiago Aguiar Arquitectos" 04 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953296/apartamento-chagas-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.