Casa CLT / FMD Architects

Casa CLT / FMD Architects

© Diana Snape© Diana Snape© Diana Snape© Diana Snape+ 20

  • Arquitetos: FMD Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Diana Snape
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Fisher & Paykel, In Good Company, Liebherr, Qasir, Smeg, Stora Enso, Tait Flooring, Unlimited Roofing, Wolf, Xlam
  • Equipe De Projeto:Fiona Dunin, Jayme Collins, Bianca Pearson, Rob Kolak, Alex Peck, Andrew Carija, Owen Castley
  • Construtora:CCB Envico Pty Ltd
  • Engenharia Estrutural:Vistek Structural Engineers
  • Consultoria :Xlam Australia, Stora Enso Australia
Mais informaçõesMenos informações
© Diana Snape
© Diana Snape

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa CLT é uma ponte entre o pensar arquitetônico e os métodos construtivos sustentáveis. É um balanço poético e pragmático entre arquitetura e construção, os quais têm um relacionamento que se desenvolve a partir do conceito do projeto, e garantem um resultado de alta performance. O projeto da casa abrange a reconfiguração de um edifício existente como a base de um novo pavimento, expandindo assim os jardins pré-existentes e reorganizando a casa desta família multi geracional. A qualidade rítmica do desenho do telhado se soma à nova estrutura tanto racional quanto liricamente. Os dentes do telhado têm inclinação para o norte, integrando assim os movimentos solares, e somando às janelas altas que permitem capturar as mudanças da luz natural ao longo do dia. As longas paredes de 10 metros de comprimento são pontuadas com pequenas janelas implantadas para permitir a ventilação natural.  A cobertura também apresenta um sistema de ventilação forçada que trabalha para liberar o calor interno durante o verão.

© Diana Snape
© Diana Snape
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Diana Snape
© Diana Snape

A casa foi projetada pensando nas técnicas do CLT, Madeira Laminada Colada, o que permite grandes estruturas usando o mínimo de aço. Internamente o CLT é celebrado ao ser exposto nas paredes e pisos, demandando uma precisão no sistema construtivo para atingir  um bom acabamento e também tornando as conexões expostas para mostrar a beleza inerente do sistema. Elementos internos como prateleiras, mesas, portas pivotantes e balcões também são feitos de CLT, enfatizando suas qualidades também para mobiliário. A iluminação foi integrada às vigas do telhado e paredes, evitando qualquer distração de elementos decorativos. O térreo foi reformado com novos vidros duplos, isolamento de paredes e cobertura, reconstruída para acomodar painéis solares adicionais. A cozinha funciona como um ponto central entre o antigo pavimento térreo e novo pavimento superior, apresentando uma paleta de materiais que mesclam as duas áreas. As vistas estão em constante mudança, a depender das estações. 

© Diana Snape
© Diana Snape

Cada cobertura triangular oferece sua própria vista do topo das árvores e do céu, ao mesmo tempo que as janelas mais baixas oferecem vistas surpreendentes, em menor escala, da flora e fauna local. As experiências do dia a dia são elevadas com a imersão na natureza, ao estar rodeado de madeira no interior, o que traz um constante sensação de calma e conforto. O espaço definido pela estrutura de ponte serve como um retiro para os proprietários, onde fica a biblioteca, o escritório e também um espaço de brincar dos netos. Pode ser silencioso ou barulhento, sereno ou agitado.  Sua localização central, que expande a casa, permite que três gerações interajam,  brinquem, conversem, relaxem e aproveitem suas companhias. Esta relação entre a arquitetura e a construção, se assumida nos pilares da confiança e da colaboração, permite o desenvolvimento de uma construção sustentável a partir de uma linguagem arquitetônica que se direciona como uma resposta à paisagem rural. 

© Diana Snape
© Diana Snape

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CLT / FMD Architects" [CLT House / FMD Architects] 21 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952824/casa-clt-fmd-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.