Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 2 de 11Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 3 de 11Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 4 de 11Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 5 de 11Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Mais Imagens+ 6

  • Equipe De Estudantes: Gunnar Sørås, Bent Brørs, Ida Helen Skogstad, Adrian Højfeldt, Eivind Lechbrandt, Alice Guan, Luise Storch, Eline Moe Eidvin, Shepol Barzan, Øyvind Kristiansen, Stein Atle Juvik, Eva Bull, Kristian Bøysen, Sondre Bakken.
  • Professores : Espen Folgerø, Håvard Austvoll, Sigurdur Gunnarsson, Hans Christian Elstad
  • Cidade: Bergen
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 2 de 11
© Gunnar Sørås

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conforme você passa pela cidade, escondida atrás das árvores na floresta da montanha mais famosa de Bergen; através de um túnel, uma estrutura de madeira é introduzida. Uma noite, só para você e seus filhos. O projeto é o resultado de um workshop de design e construção da Bergen School of Architecture (BAS) por Espen Folgerø da OPA Form architects.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 9 de 11
Planta

BAS tem uma longa tradição de ensino de arquitetura por meio de trabalhos práticos. A escala 1: 1 é uma forma importante de resolver problemas e reconhecer novas soluções, obtendo a compreensão da dimensão e escala. As instalações externas da BAS foram utilizadas para construir maquetes do projeto. Os alunos concluíram a construção com o apoio financeiro do G.C. Rieber.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 4 de 11
© Gunnar Sørås

Tubakuba é construída com 95% de madeira. O interior é revestido de madeira compensada, enquanto chapas de madeira flexíveis de pinus norueguês ocidental e lariço queimado revestem o exterior. O túnel característico consiste em aparas de pinho montadas em camadas para fornecer resistência suficiente, enquanto a parede sul é forrada com lariço não tratado, tornando-se cinza com o tempo. O forro é feito com o método tradicional japonês Shou Sugi Ban. Este é um tratamento para prevenir a deterioração e danos por fungos.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 11 de 11
Isométrica

Sem eletricidade, o projeto consiste em um quarto de hotel em Bergen. O projeto visa minimizar a necessidade de aquecimento, reduzindo ao mínimo o volume interior. Os materiais escolhidos para construção e isolamento são a madeira, passando pelas paredes, chão e teto. As ripas de madeira na entrada de automóveis são encontradas nas serrarias e o revestimento é feito pela carbonização nas chapas de revestimento. No interior das paredes, forro e piso, o isolamento é feito de fibras de madeira, material higroscópico que permite uma construção respirável, dispensando a necessidade de ventilação mecânica.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 3 de 11
© Helge Skodvin

Os espaços exteriores noruegueses são, em teoria, acessíveis a todos. No entanto, uma grande quantidade de equipamentos e recursos é necessária para usá-los. Em vista disso, essa estrutura oferece um quarto de hotel livre na fronteira entre a natureza selvagem e a cidade. Voltado especialmente para famílias com crianças pequenas. O objetivo do projeto é possibilitar experiências ao ar livre para todos e oferecer às crianças um primeiro encontro positivo ao passar a noite na floresta.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 8 de 11
© Stine Elise Kristoffersen

Tubakuba é um quarto de 14 metros quadrados com vista, algo entre uma barraca e uma cabana. A sensação de flutuar sobre a cidade é muito presente, principalmente ao se aproximar das grandes janelas voltadas para a ladeira que desce em direção ao centro da cidade.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 7 de 11
© Marina Magreøy

Tubakuba não foi construída apenas para quem a reservou para a noite. O projeto também quer ser uma experiência para os caminhantes de domingo e para a creche vizinha. Protegido sob a cabana você encontrará uma bela área para piquenique - e a estrutura pode funcionar como um abrigo para chuva, além de diversão e lazer.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 6 de 11
© Helge Skodvin

Além de flexível no uso, Tubakuba agrega à cidade algo que podemos carecer hoje; uma casa urbana. Para usar esta casa de campo, você não precisa de um carro para viajar longas distâncias já que está próxima ao transporte público que sobe e desce Fløyen desde o centro da cidade a cada 15-30 minutos.

Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form - Imagem 5 de 11
© Gunnar Sørås

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bergen, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio na Montanha Tubakuba / OPA Form" [Tubakuba Mountain Hub / OPA Form] 07 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952662/refugio-na-montanha-tubakuba-opa-form> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.