Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de ExteriorCasa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de ExteriorCasa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de ExteriorCasa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de InterioresCasa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Mais Imagens+ 31

Pequim, China
  • Arquitetos: Wee Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  aldomo
  • Arquitetos Responsáveis: Haifei Dai, Yanping Zhang, Yue Qi
  • Engenharia: Xuemei Gao
  • Consultores: Weiwei Wang (Hidráulica e Drenagem), Qin Zhen (HVAC), Chen Guo (Elétrica)
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Pátio Zhan Yuan está localizada em no pequeno vilarejo de Hou Hei Long, limitado ao norte pela montanha Hai Tuo Shan e ao sul pelo lago Guan Ting, próximo à Yanqing, nos arredores da cidade de Pequim, China.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu
Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Yumeng Zhu

No ano de 2018, o Wee Studio foi convidado por um pequeno grupo de arquitetos para desenvolver um projeto à quatro mãos: a Casa Pátio Zhan Yuan. Inspirados nas típicas pousadas chinesas da região, os arquitetos projetaram um edifício composto por cinco volumes independentes, os quais seriam articulados por um único pátio comum. Os cinco volumes foram então distribuídos para cada um dos membros da equipe—com a principal intenção de conceber um projeto um tanto aleatório e complexo. Além de contribuir para com a diversidade formal do empreendimento como um todo, as características impares de cada volume beneficiam também o próprio negócio.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
© Haiting Sun

A proposta geral, concebida em conjunto por toda a equipe, fundamenta-se no conceito de espaço panóptico, o qual é representado pelo minsu, ou pátio. Este elemento foi concebido como um espaço comum, um lugar onde visitantes podem se aproximar uns dos outros e também entrar em sintonia com a paisagem natural de Hou Hei Long. O pátio foi concebido como um lugar onde os visitantes podem contemplar a Montanha. Conectado ao pátio, um terraço da cobertura permite uma maior sensação de proximidade e conexão com a paisagem. A medida que o edifício se aproxima do limite norte, aonde a propriedade faz limite com outros edifícios, a cobertura vai sendo elevada com a principal intenção de resguardar a privacidade dos hóspedes—fazendo ainda com que a montanha parece visualmente mais próxima de quem a observa. De forma parecida, a cobertura também se inclina em direção sul, mas a intenção aqui é direcionar as vistas desde o interior do edifício para a montanha ao norte.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
Corte. Imagem Cortesia de Wee Studio
Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

O pátio, completamente cercado, conta com cinco espaços de características diferentes, desde onde é possível apreciar o movimento do sol e das estrelas ao cair da noite. Os volumes centrais foram afastados da extremidade leste do terreno, permitindo assim criar uma série de aberturas que promovem a conexão entre os espaços abertos e fechados assim como uma maior interação entre os hóspedes. Inspirado pela geografia do lugar e procurando enaltecer a conexão visual da casa para a montanha, o projeto foi então denominado de Casa Pátio “Zhan Yuan”, ou pátio de observação.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Interiores
© Haiting Sun
Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
© Haiting Sun

Além disso, as relações entre o novo edifício e as demais estruturas do vilarejo foram mantidas inalteradas, preservando a entrada existente do antigo edifício que existia no local. Uma vez no interior do edifício, os visitantes se encontram em um pequeno pátio coberto por uma estrutura vazada de tijolos. Junto a entrada, encontra-se a primeira suíte da pousada, cuja sala está voltada para a caixa de areia do pátio comum.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Interiores
© Haiting Sun

Isoladas no centro do pátio, encontramos a cozinha e sala de jantar, as quais são acessíveis à todos os hóspedes. Três de suas quatro fachadas podem ser totalmente abertas, proporcionando uma maior integração entre os espaços interiores e o pátio comum. A escada de acesso à cobertura encontra-se justo em frente ao volume da cozinha.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
© Haiting Sun
Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Haiting Sun

Na extremidade norte encontra-se a segunda suíte, a qual conta com dois pavimentos, abrigando um quarto com um pátio interior no térreo, e outro no segundo pavimento, com uma janela horizontal que enquadra a vista para a montanha e um pequeno terraço coberto.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Yumeng Zhu
Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior, Terraço
© Haiting Sun

Desta forma, através de seus distintos volumes e espaços, a Casa Pátio Zhan Yuan permite acolher uma maior diversidade de possibilidades, proporcionando a cada uma das famílias a liberdade de escolher entre a tranquilidade do ambiente privativo e abertura do espaço coletivo. Os hóspedes podem compartilhar de momentos agradáveis junto ao sofá da sala de estar, ou observando o nascer e o pôr-do-sol desde a cobertura. Eles podem convidar seus vizinhos para o jantar, ou simplesmente contemplar em silêncio a beleza desde lugar incrível.

Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio - Fotografia de Exterior
© Yumeng Zhu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio Zhan Yuan / Wee Studio" [Zhan Yuan Courtyard House for Gazing / Wee Studio] 04 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952514/casa-patio-zhan-yuan-wee-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.