Ponte Dafne Schippersburg / NEXT architects and rudy uytenhaak + partners architecten

Ponte Dafne Schippersburg / NEXT architects and rudy uytenhaak + partners architecten

© Marcel IJzerman© Marcel IJzerman© Jeroen Musch© Jeroen Musch+ 27

Mais informaçõesMenos informações
© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ponte Dafne Schippersburg é o projeto vencedor do concurso organizado pelo governo municipal de Utrcht, nos Países Baixos, e foi desenvolvido em colaboração entre NEXT architects, Rudy Uytenhaak Architectenbureau, Arup e Bureau B+B. O que faz deste um projeto especial é a sua inventividade: a estrutura integra uma passarela para pedestres e uma ciclovia, com uma escola e um jardim público, formando um desenho coeso. O projeto promove o dobro de uso do solo com o máximo de espaço disponível para área verde, fazendo da Ponte Dafne Schippersburg não só uma passagem, mas um destino. 

© Marcel IJzerman
© Marcel IJzerman

Quando os ciclistas pedalam do centro de Utrecht, passando pelo distrito de Oog in Al, com destino ao novo distrito de Leidsche Rijn, uma longa curva os leva para cima através do parque Victor Hugo, passando pelo telhado jardim da cobertura da escola. "Em um movimento fluído, ciclovia, parque e escola se unem para formar uma infraestrutura coesa que soma entre arquitetura e paisagismo", afirma Marijn Schenk, NEXT architects.

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch
Diagrama - Conceito
Diagrama - Conceito
© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Com 110 metros de comprimento a Ponte Dafne Schippers se encaixa no denso tecido urbano como uma estrutura que impressiona: o deck é suspenso 9 metros sobre a água e o ponto mais alto chega a 35 metros acima do nível da água. A ponte é sustentada por dois pilares assimétricos, do lado de Leidsche Rijn, o pilar torna-se um marco forte, vistoso, enquanto do lado da escola, uma estrutura menor se liga a uma fileira de árvores.

© Marcel IJzerman
© Marcel IJzerman
Planta
Planta
© Marcel IJzerman
© Marcel IJzerman

Diariamente essa estrutura irá facilitar o trajeto de mais de 7000 ciclistas, poupando tempo em sua rota. Além disso, ao projetar uma estrutura única que soma ponte, escola e parque, e  conectar a cidade de uma nova forma, a Ponte Dafne Schippersburg se torna mais do que uma rota rápida, configurando, também, um destino.  

© Jeroen Musch
© Jeroen Musch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Utrecht, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte Dafne Schippersburg / NEXT architects and rudy uytenhaak + partners architecten" [Dafne Schippersburg Bridge / NEXT architects and rudy uytenhaak + partners architecten] 02 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952045/ponte-dafne-schippersburg-next-architects-and-rudy-uytenhaak-plus-partners-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.