Apartamento AJ / Firma

Apartamento AJ / Firma

© Manuel Sá© Manuel Sá© Manuel Sá© Manuel Sá+ 20

  • Arquitetos: Firma
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Brastemp, kitchens, Gilvan Aniceto, Ketesi, Onofre, Roberto Hikary
  • Arquitetos Responsáveis:Carlos Eduardo Murgel Miller, Eduardo Saguas Miller
  • Cidade:Jardim Paulista
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Sá
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo de uma planta simples, a proposta de reforma para este apartamento localizado em um edifício dos anos 50’ em São Paulo buscou reduzir ao máximo o número de divisões internas para se obter o máximo de flexibilidade de uso e iluminação natural para os ambientes internos. 

© Manuel Sá
© Manuel Sá
Planta - Proposta
Planta - Proposta
© Manuel Sá
© Manuel Sá

Os materiais empregados seguem o mesmo princípio que norteou a planta baixa: madeira ebanizada e caixilharia preta, vidro aramado, concreto e piso de granilite branco.  A concessão a este rigor e simplicidade se faz na escolha do mobiliário, colorido e carregado de histórias, nas plantas e nos objetos que compõem a decoração – um misto de trabalho, lazer, natureza e artifício. 

© Manuel Sá
© Manuel Sá
Balcão - Cozinha
Balcão - Cozinha
© Manuel Sá
© Manuel Sá

Do ponto de vista programático este apartamento possui 4 ambientes: a sala-multiuso que é amparada pelo grande armário em toda sua extensão; a sala-de-serviços que reúne lavanderia e cozinha e pode ser fechada por quatro portas de vidro aramado; o dormitório que é resguardado pelo armário; e por fim o banheiro, que assim como a sala-de-serviços é delimitado por portas de vidro aramado. 

© Manuel Sá
© Manuel Sá

O objetivo de criar estas divisões com armários e paredes de vidro ao invés de paredes convencionais foi tornar os limites entre os diferentes ambientes menos precisos, mais fluídos e incertos – cada ambiente se expande para seu vizinho.    Exemplos disso são a bancada da cozinha executada a partir de uma única peça cerâmica de grande dimensão com tomadas e escorredores de pratos embutidos e calhas úmidas para a disposição utensílios de cozinha, possibilitando que a cozinha totalmente aberta esteja sempre organizada.

© Manuel Sá
© Manuel Sá
Cortes
Cortes
© Manuel Sá
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jardim Paulista, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento AJ / Firma" 11 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951153/apartamento-aj-firma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.