Casa Artesanato / Zecc Architecten

Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de ExteriorCasa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Artesanato / Zecc Architecten - Mais Imagens+ 14

  • Equipe De Projeto: Marnix van der Meer e Roy van Maarseveen
  • Cidade: Utrecht
Mais informaçõesMenos informações
Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Exterior
© Stijnstijl Fotografie

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada na cidade holandesa de Utrecht, a Casa Artesanato é um ótimo exemplo de autoconstrução e levou mais de dez anos para ser concluída. Por trás da simplicidade de suas formas, oculta-se um processo longo e desafiador, no qual os moradores transformaram esta antiga garagem em uma belíssima residência com estrutura de madeira e fachadas de aço corten. Esta última, concebida pelo escritório Zecc Architecten, foi a única adição dos arquitetos a este projeto artesanal, por assim dizer, uma casa construída pessoalmente pelos seus próprios moradores. O título de Casa Artesanato não poderia ser mais assertivo.

Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Stijnstijl Fotografie

Como resultado final, surge um projeto de arquitetura onde as características formais de uma casa auto-construída são completamente ressignificadas. Contrapondo-se à maioria das casas construídas lentamente ao longo de uma década ou mais, o projeto da casa artesanato se destaca por suas formas abstratas e de simplicidade esmagadora, encontrando sintonia em seu contexto específico e construído um diálogo franco e direto para com os edifícios históricos adjacentes. Elementos característicos de fachada, como o telhado em água-furtada e a estrutura da própria chaminé foram praticamente esculpidos em chapas de aço corten pelos arquitetos para estabelecer este diálogo.

Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Stijnstijl Fotografie
Casa Artesanato / Zecc Architecten - Imagem 15 de 19
Plantas
Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira
© Stijnstijl Fotografie

Diferentemente de seus vizinhos, cada uma das janelas talhadas na fachada do edifício conta com uma característica exclusiva própria, revelando a função que se esconde por trás delas. Ao nível da rua, optou-se por uma fachada bastante transparente, algo que já estava presente no projeto original e que reproduz as características formais dos demais edifícios contíguos. A ‘janela saliente’ do segundo pavimento, por sua vez, esconde e proporciona privacidade ao banheiro da casa. Um pequeno recuo ao lado foi criado para acolher uma pequena varanda, a qual opera como uma extensão da sala de estar.

Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Interiores, Escada
© Stijnstijl Fotografie
Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Interiores, Madeira
© Stijnstijl Fotografie

Por trás da minimalista estrutura de aço da fachada, ocasionalmente se revelam os espaços que compõe esta casa de caráter estritamente íntimo e pessoal. Os espaços interiores se organizam ao redor de um elemento de mobiliário escultural talhado em madeira de carvalho. A luz do sol, que penetra no interior da casa através das clarabóias do pátio interior, se reflete sobre a superfície quente da madeira que se desdobra em armários, estantes e no volume da escada.

Por meio de sua fachada única, a Casa Artesanato se destaca em seu entorno imediato, contrapondo-se à tradicional tipologia de casa urbana ao mesmo tempo que reafirma sua identidade como tal. Ela se apropria da história do lugar, ressoando em suas formas agudas algumas das principais características arquitetônicas deste bairro—o caráter artesanal de sua arquitetura. A materialidade do aço opera como um elemento paradoxal. À primeira vista, a sua leveza contrasta fortemente com o peso das estruturas anexas de tijolo maciço, porém, ao mesmo tempo, ela encontra-se perfeitamente em sintonia com elas, seja por intermédio de suas cores e tons seja pela pátina do tempo que rapidamente deixa sua marca na superfície do metal. A escolha do aço corten também se deve a um outro importante fator: ela é a casa de um dos mais importantes escultores em aço da cidade.

Casa Artesanato / Zecc Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Stijnstijl Fotografie

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Artesanato / Zecc Architecten" [Steel Craft House / Zecc Architecten] 06 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950719/casa-artesanato-zecc-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.