Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoHospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira, Janela, VidroHospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, CadeiraHospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaHospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: ARQLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10112
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Airliquide, Artefacto, Atlas Schindler, AutoDesk, Baueco/ Ace Revestimentos, Br Goods, Cebrace, Deca, Dräger, Eliane, Eritel, Fanem, Fórmica, Hill Rom, Jacuzzi, Knauf, Lafer, Lumicenter, Lumini, +10
Mais informaçõesMenos informações
Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2014, o cliente, dono de quatro importantes hospitais no Rio de Janeiro e São Paulo, nos encomendou um estudo de viabilidade para uma pequena maternidade “boutique”, num conjunto de terrenos localizado na Rua Leôncio de Carvalho, região da Avenida Paulista. Nesse mesmo ano, o mercado hospitalar ficou incerto e o interesse se voltou para a construção de um prédio de escritórios. Esse terreno atendia plenamente as necessidades, dado seu alto valor e a privilegiada localização.

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Nelson Kon
Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Imagem 29 de 34
Planta - Pavimento tipo 01
Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nelson Kon

Ciente de que o projeto não seria nosso, mas conhecendo o proprietário há mais de 20 anos, foram feitas algumas recomendações de caráter hospitalar para o prédio de escritórios, caso ele resolvesse repensar o empreendimento: elevadores maca/leito, entre piso acima de 3,80m e primeiro subsolo com pé direito acima de 3,50m. O projeto da maternidade foi engavetado e o prédio comercial foi projetado por outro escritório.

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nelson Kon

Essa introdução, de caráter mais econômico que arquitetônico, se faz necessária para entender o projeto do Hospital Santa Maria. Nos primeiros dias do ano de 2017 o cliente nos procurou pedindo para retomar o projeto da maternidade. Uma surpresa, pois o prédio comercial já estava pronto. O mercado hospitalar reagiu positivamente em 2016 e, com o desemprego em alta e a queda do padrão dos planos de saúde das famílias, surgiu uma grande demanda por leitos de internação compartilhados.

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Nelson Kon

Durante quinze dias, o estudo de viabilidade foi revisado, encaixando a maternidade e aplicando o conceito de internação em enfermarias. Foi decidido manter as fachadas, em pele de vidro verde espelhado, e os esforços foram concentrados no interior do edifício. O projeto, desenvolvido de janeiro a setembro de 2018, foi concomitante com a obra.

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira, Janela, Vidro
© Nelson Kon

Felizmente o proprietário, seguiu as recomendações de caráter hospitalar. O primeiro subsolo foi transformado em área de apoio logístico, almoxarifado, central de materiais, lactário, necrotério e apoios. O térreo foi ampliado para acomodar, além da recepção, o pronto atendimento, emergência e o café. O lobby, de pé direito duplo, foi mantido em parte e acomodou num novo mezanino a administração, diretoria e UTI adulta.

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores
© Nelson Kon

Nos andares tipo foram distribuídas as unidades de internação/ enfermarias com dois leitos cada, UTI neonatal, e demais apoios. Nos últimos três andares foram acomodados, o centro obstétrico, centro de parto normal, centro cirúrgico, conforto médico, recuperação anestésica, vestiários de barreira, apoios e pavimento técnico.

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Iluminação, Mesa, Janela
© Nelson Kon

O resultado é uma maternidade compacta, com capacidade para até 900 procedimentos/ partos por mês e adequada à demanda do cliente, testemunho de que o processo de projeto sempre exige otimismo, persistência, adaptação e, mais do que tudo, acreditar no que vem à frente.

Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Leôncio de Carvalho, 233 - Paraíso, São Paulo - SP, 04003-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hospital e Maternidade Santa Maria / ARQLAB" 03 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950589/hospital-e-maternidade-santa-maria-arqlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.