35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office

35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Exterior, Fachada35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Interiores, Fachada35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Exterior35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Interiores, Porta35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Mais Imagens+ 26

  • Clientes: Emerige + Ogic
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Charlotte Toscan du Plantier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto mergulhado no passado industrial. A construção de um edifício com 35 unidades habitacionais (privadas e de interesse social) e uma marcenaria localizada no térreo, a antiga oficina de marcenaria Botelli. A oficina contribui para a continuidade histórica do local e evoca o passado através do projeto arquitetônico. Na continuação da arquitetura adjacente, através dos pormenores construtivos, o edifício evoca a história do local (oficina de marcenaria) através de métodos construtivos contemporâneos. 

35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Imagem 24 de 31
Elevação
35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolas Grosmond

A intenção do projeto do escritório MAO era reinterpretar os arquétipos da arquitetura industrial parisiense, dando ao novo edifício uma interpretação contemporânea. O edifício procura servir como um ponto de referência ao invés de um objeto fora de contexto. O projeto é um testemunho da história do local, embora a oficina centenária original tenha sido, infelizmente, demolida por razões econômicas e pelo declínio das oficinas inseridas na cidade. Os arquitetos queriam evocar esse passado por meio do uso inteligente da madeira no projeto. Um edifício montado como uma peça de mobiliário. O edifício foi concebido como um conjunto de diferentes componentes, tal como um móvel. A sua estrutura vertical em concreto pré-fabricado (prémur), reduzida ao mínimo, suporta as lajes.

35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Interiores, Porta
© Charlotte Toscan du Plantier
35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Imagem 19 de 31
Planta
35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Interiores, Porta
© Nicolas Grosmond

Entre estes elementos estruturais, grandes treliças de madeira dão identidade ao edifício, através da montagem inteligente e intrincada de elementos de concreto e madeira. A técnica de construção de concreto pré-fabricado e madeira também faz parte da história do local - o edifício é projetado, pré-fabricado, montado e ajustado como uma peça de mobiliário produzida em marcenaria. O projeto expressa a montagem do intangível e do tangível: monte histórias, monte espaços, monte funções, monte os materiais, monte memórias, monte a iluminação, monte paisagens, monte intenções. 

35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Exterior
© Nicolas Grosmond

O projeto é uma mistura sutil que, em última instância, permite que cada elemento encontre seu próprio equilíbrio, o que contribui com uma riqueza que realça a composição e harmonia do edifício. O espaço e a materialidade estão em harmonia com o local. A qualidade de uma casa depende muito de sua luminosidade e, portanto, do design de suas janelas. O escritório atribui grande importância ao detalhamento e ao uso adequado de materiais que propiciem múltiplos usos, apropriação pelo ocupante e grande durabilidade do elemento. Ao nível da rua, lembrando o ritmo das antigas oficinas, a marcenaria de madeira está integrada na grelha da fachada.

35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Exterior
© Charlotte Toscan du Plantier

Todas as janelas são muito altas para maximizar a luz dentro de casa. As janelas são abertas para dentro ou fixas em arco. A alternância entre os elementos fixos e de abertura facilita a manutenção de toda a fachada. No piso térreo, a marcenaria assume o "espírito de oficina", com caixilharia nos segmentos superior e inferior. Ao nível da unidade "loft", uma fachada dupla cria uma zona de isolamento entre a rua e o interior da unidade. Nos terraços, os jardins de inverno no deck da cobertura criam espaços de convivência intermediários na extensão dos espaços internos. 

35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolas Grosmond

O jardim de inverno da cozinha cria um lugar aconchegante para instalar uma mesa de jantar, uma bancada, uma horta, canteiros elevados, uma poltrona para ler e tomar café da manhã, etc. ... Este espaço está diretamente relacionado com o exterior, o que cria uma atmosfera caseira dentro do apartamento.

35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office - Fotografia de Interiores, Fachada
© Nicolas Grosmond

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9 Rue Charrière 11th, 75011 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "35 Unidades de Habitação Social / mobile architectural office" [35 Social Housing Units / mobile architectural office] 28 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950141/35-unidades-de-habitacao-social-mobile-architectural-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.