Loja T-HOUSE New Balance / Schemata Architects + ondesign Partners

Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de InterioresLoja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Exterior, FachadaLoja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de InterioresLoja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Interiores, Viga, MadeiraLoja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos Responsáveis : Jo Nagasaka / Schemata Architects + ondesign Partners
  • Equipe : Ayami Uchima, Ou Ueno, Yasutaka Onishi
  • Construção: WACT(Architecture / Interior), Sansuisha(Reconstructed of Old Japanese Warehouse)
  • Iluminação: ENDO Lighting Corporation
  • Cidade: Chuo City
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kenta Hasegawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio deste projeto consistia em desmontar um antigo kura, tradicional armazém japonês, retirá-lo do seu terreno original em Kawagoe, transportá-lo para o novo terreno em Tokyo, e remontá-lo criando um novo espaço. O projeto partiu da ideia do cliente de construir a casca de um novo edifício e remontar essa antiga estrutura do kura dentro da nova construção. Havia uma preocupação de que essa releitura ficasse parecendo uma antiga casa exposta em um museu, o que fez os arquitetos se debruçarem no projeto para extrair as melhores ideias, fugindo de um imaginário folk e falso. 

Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Interiores
© Kenta Hasegawa
Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Imagem 12 de 16
Planta - Térreo
Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Exterior
© Kenta Hasegawa

A T-HOUSE é um novo espaço construído para ser parte do New Balance's Energy Project cuja ideia principal é impulsionar a marca. O Japão foi selecionado, dentre outros países, para este projeto da New Balance, não somente por suas reconhecidas habilidades, mas também por ser um dos centros comerciais estratégicos da Ásia. Além disso, a T-House, ao se tornar a imagem da marca, também precisaria trazer aspectos que representassem o país, por isso a demanda pela realocação do kura. 

Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Interiores
© Kenta Hasegawa

Quando os arquitetos primeiro receberam a demanda, eles ficaram preocupados em ter que enfatizar e destacar os traços japoneses do projeto, o que seria como usar um kimono em uma festa, mesmo sem isso fazer parte da cultura do dia a dia. Os arquitetos sabiam que não poderiam simplesmente aceitar e encenar, e focaram em pensar como reverter essa história. 

Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Interiores, Viga, Madeira
© Kenta Hasegawa
Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Imagem 16 de 16
Corte 02
Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Interiores
© Kenta Hasegawa

A ideia de como trabalhar com o kura surgiu de uma conversa com os carpinteiros, inspirados em uma ferramenta improvisada feita a mão por um deles, usando uma técnica parecida com nuki, semelhante aos encaixes japoneses e aproveitando os orifícios já existentes das colunas do antigo armazém. Foi um insight que desenrolou os projetos em seguida: "Era aquilo. O envelope exterior novo, a estrutura do kura realocada e elementos de MDF adicionais usando a técnica nuki, o que não é falso se tem uma função e um uso prático". 

Loja T-HOUSE New Balance  / Schemata Architects + ondesign Partners - Fotografia de Exterior
© Kenta Hasegawa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3-chōme-9-2 Nihonbashihamachō, Chuo City, Tokyo 103-0007, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja T-HOUSE New Balance / Schemata Architects + ondesign Partners" [T-HOUSE New Balance Store / Schemata Architects + ondesign Partners] 26 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949946/loja-t-house-new-balance-schemata-architects-plus-ondesign-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.