Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect

Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de InterioresEscola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de InterioresEscola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de ExteriorEscola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de ExteriorEscola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos Responsáveis: Toshiko Mori Architect
  • Equipe De Projeto: Toshiko Mori, Jordan MacTavish
  • Construtor: Dr. Magueye Ba
  • Estrutura: Schlaich Bergermann Partner
  • País: Senegal
Mais informaçõesMenos informações
Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma área remota do Senegal, a nova Escola e Residência para Docentes Fass é a primeira, num entorno de 110 vilas, a promover a tradicional formação ocidental junto dos ensinamentos do Alcorão, tradicionais textos do islã.  A escola atende mais de 300 alunos, com idade dos 5 aos 10 anos e se desenvolveu com a colaboração da Fundação Josef e Anni Albers e também da ONG Le Korsa.

Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan
Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Imagem 8 de 14
Planta
Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan

Inspirada na One Room School House, na zona rural dos Estados Unidos, onde Josef Albers um dia lecionou, o projeto da escola acomoda estudantes de diferentes idades e estágios de aprendizado. O projeto determina quatro salas de aula e dois espaços flexíveis organizados envolta do pátio central. A forma oval viabiliza uma circulação fácil entre as salas de aula, permitindo que os professores da escola se movam rapidamente entre os espaços de ensino. A disposição das paredes do perímetro, e as diferenças de pé-direito, criam uma variação de ambientes dentro do mesmo edifício. 

Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan
Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Imagem 9 de 14
Cortes
Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de Exterior
© Iwan Baan

A forma do edifício faz referência às técnicas vernaculares, enquanto sua construção se utiliza das técnicas e materiais locais. Elementos metálicos e de bambu estruturam paredes de tijolos de barro, que são pintados de branco para desviar o calor e também são perfurados para permitir ventilação e fluxo de ventos dentro do edifício. Em uma adaptação do tradicional telhado de palha, a cobertura considera o conforto térmico fornecendo um isolamento eficaz contra o calor extremo. A geometria preza pelo efeito chaminé, que permite que o ar quente saia por cima, e o ar fresco se espalhe pelos espaços de estar. Com a inclinação de, no mínimo, 45º, esta forma única também maximiza o escoamento da água da chuva, a qual é levada para um canal que circunda o edifício e desagua direção ao aquífero existente.

Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect - Fotografia de Exterior
© Sofia Verzbolovskis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Senegal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola e Residência de Docentes Fass / Toshiko Mori Architect" [Fass School and Teachers’ Residences / Toshiko Mori Architect] 14 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949640/escola-e-residencia-de-docentes-fass-toshiko-mori-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.