Apartamento Providència / AMOO

Apartamento Providència / AMOO

© José Hevia© José Hevia© José Hevia© José Hevia+ 18

  • Arquitetos: AMOO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Flos, Franke, JUNG, Roca, Tres Griferías
  • Arquitetos Responsáveis:Aureli Mora, Omar Ornaque
  • Equipe De Projeto:Inès Martinel, Ainhoa Mur.
  • Cidade:Barcelona
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado no último andar de um edifício construído em 1959 no bairro de Gracia, em Barcelona. O edifício tem 2 apartamentos por andar, embora tanto o subsolo como o último andar tenham apenas um.

© José Hevia
© José Hevia
Planta - Proposta
Planta - Proposta
© José Hevia
© José Hevia

O apartamento é construído com paredes estruturais. O retângulo que conforma o pavimento é dividido pelo elevador e núcleo da escada, bem como por uma parede estrutural. A área comum está orientada para a fachada sudoeste, enquanto a área dos dormitórios está orientada para a fachada sudeste. Sua área total é de 60,46m².

© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia

O projeto, desde o início, se propõe a inverter a distribuição de usos da moradia. Todas as divisórias são demolidas e, diante da recusa do condomínio, evita-se qualquer intervenção estrutural, ao contrário das propostas iniciais aprovadas pela Câmara Municipal. O projeto é claro de acordo com a demanda do cliente: um amplo ambiente com banheiro e closet totalmente abertos e uma ampla área comum onde trabalhar e receber visitas sem constrangimentos.

© José Hevia
© José Hevia

A particularidade da edificação, com uma fachada contínua de 1,65cm de altura e acompanhada por um beiral inclinado (reflexo da cobertura), juntamente com o núcleo de acesso e a parede de suporte, conduzem à solução do programa através de móveis sob medida que adaptam os espaços de forma ambígua. Sofás que são camas se transformam em escrivaninhas, camas que são armários se transformam em banheiras. E como representação dessa fluidez de usos, um fato: o apartamento, além da porta de acesso obrigatória, só tem uma porta, a do banheiro, para comodidade dos hóspedes.

© José Hevia
© José Hevia

Paralelamente, a fachada sudeste, a mais longa, é resolvida com uma prateleira para aumentar o isolamento em relação ao exterior, conectando todas as janelas (originalmente de pouca importância) resultando em um elemento homogeneizador.

© José Hevia
© José Hevia
Axonométrica
Axonométrica
© José Hevia
© José Hevia

Como último detalhe, uma pilastra jônica de mármore rosa na parede de suporte, que não foi permitida a demolição, reforça simbolicamente a estrutura, sustentando a tranquilidade geral do condomínio.

© José Hevia
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de la Providència, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Providència / AMOO" [Vivienda Providència / AMOO] 16 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949573/apartamento-providencia-amoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.