Banco Triodos / RAU Architects

Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 2 de 31Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 3 de 31Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 4 de 31Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 5 de 31Banco Triodos / RAU Architects - Mais Imagens+ 26

Driebergen-Rijsenburg, Países Baixos
  • Arquitetos: RAU Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12994
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Aesy Liften, Boon Edam, De Groot Vroomshoop, Derix, Ecophon, GEZE, GRAPHISOFT, Guardian Glass, Harry van Interieurbouw, Jules Dock, Luxaflex, Rockfon, Schüco
  • Arquitetos Responsáveis: Thomas Rau, Peter Klaassen, Erik Mulder, Robin Hurts, Dennis Grootenboer, Vincent Valentijn, Michael Noordam, Jochem Alferink
  • Clientes: Triodos Bank Nederland, EDGE
  • Paisagismo: Arcadis
  • Consultores: BBN adviseurs voor huisvestingsadvies, Deerns, Aronsohn, dGmr
  • Colaboradores: Ex Interiors, J.P. Van Eesteren, Bosman Bedrijven, JOIN, OVG Real Estate
  • Cidade: Driebergen-Rijsenburg
Mais informaçõesMenos informações
Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 2 de 31
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. RAU Architects, em parceira com a Ex Interiores, acaba de inaugurar a nova sede do Banco Triodos na localidade de Driebergen-Rijsenburg, poucos quilômetros à leste da cidade de Utrecht, na região central dos Países Baixos. Encomendado pelos incorporadores da EDGE, o projeto para a nova sede do Triodos poderia ser melhor definido como uma “catedral” de madeira, uma estrutura concebida para ser totalmente reciclável ao final de sua vida útil. Desta forma, este é o primeiro edifício de escritórios projetado para ser 100% desmontável na Holanda, e mais do que isso, inteiramente construído em madeira. Além disso e alinhado com a missão do banco, a nova sede da empresa servirá como o primeiro banco temporário de materiais do país, sem falar em sua baixíssima pegada de CO2.

Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 8 de 31
© Ossip van Duivenbode
Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 19 de 31
Planta - Térreo
Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 3 de 31
© Bert Rietberg

Contando com mais de 12 mil metros quadrados e cinco pavimentos, o projeto do edifício foi inspirado pelas formas orgânicas e ritmo da paisagem natural que o circunda. Procurando encaixar-se na geografia acidentada do terreno, os dois primeiros pavimentos funcionam como uma espécie de espaço de amortecimento, articulando os desníveis da paisagem e definindo uma plataforma sobre a qual se erguem as três torres do edifício. Contando com uma fachada 100% transparente, estes volumes proporcionam impressionantes vistas para o entorno além de permitirem uma ampla iluminação natural dos espaços de trabalho ao longo do dia. Além disso, através de sua própria geografia construída, com pátios e jardins de distintas alturas, o edifício opera como um elemento de conexão entre a densidade da floresta e a vastidão da paisagem—a qual serviu como ponto de partida para o projeto de interiores concebido pela Ex Interiors.

Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 11 de 31
© Bert Rietberg
Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 30 de 31
Diagrama de Circulação
Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 4 de 31
© Bert Rietberg

Localizada em meio à uma vasta zona rural da pequena cidade de Zeist, poucos quilômetros à leste de Utrecht, a nova sede do banco faz parte de uma série de edifícios projetados pela RAU Architects para o Triodos, incluindo outras duas importantes obras, realizadas entre 1999 e 2006.

Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 7 de 31
© Bert Rietberg

Como a nossa terceira colaboração e procurando aprender das experiências anteriores, o nosso principal objetivo com o projeto da nova sede de Driebergen-Rijsenburg foi construir uma sinergia com as demais equipes envolvidas com a obra, como os empreiteiros da Aronsohn, os consultores da Deerns, a DGMR, a BBN, os arquitetos paisagistas da Arcadis e todos seus subcontratados. Esta sintonia entre os diversos atores envolvidos no processo foi fundamental para alcançarmos nosso objetivo, desenvolver um edifício extremamente eficiente e sustentável, e o que é melhor, completamente construído em estrutura de madeira, do térreo à cobertura.

Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 13 de 31
© Ossip van Duivenbode

Os arquitetos da RAU acreditam que edifícios recicláveis e portanto, circulares, são estruturas compostas por diferentes produtos, componentes e materiais, os quais fazem parte de sua “identidade”. Cada elemento utilizado no projeto é então catalogado e passa a integrar um banco de dados que facilitará a sua reutilização no futuro. A cada dia estamos nos tornando mais conscientes de que é preciso antecipar às mudanças, e para isso, é preciso projetar edifícios que melhor se adaptam às possíveis exigências e demandas que possam surgir—ainda que isso signifique desmontá-los por completo. Desta forma, a sede do Banco Triodos é um edifício construído inteiramente em estrutra de madeira parafusada. Embora tenham sido utilizados mais de 165 mil parafusos na obra, isso também significa que cada um de seus produtos, componentes e materiais poderá ser inteiramente reciclado quando chegar a hora.

Banco Triodos / RAU Architects - Imagem 5 de 31
© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3972 NG Driebergen-Rijsenburg, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Banco Triodos / RAU Architects" [Triodos Bank / RAU Architects] 14 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949233/banco-triodos-rau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.