Apartamento LB / flipê arquitetura

Apartamento LB / flipê arquitetura

© Rodrigo Xavier© Rodrigo Xavier© Rodrigo Xavier© Rodrigo Xavier+ 32

  • Arquitetos: flipê arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Rodrigo Xavier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Casa Pronta, Decore vidros, Dpot, JRJ, Marcenaria Santana, ZL tapeçaria
  • Arquitetas Responsáveis:Gabriela Mestriner, Natalia Minas
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Rodrigo Xavier
© Rodrigo Xavier

Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura como ferramenta de possibilidades, personalidade e particularização. O apartamento LB possui diretrizes que buscam a coexistência dos âmbitos pessoal e profissional na mesma atmosfera arquitetônica. Uma psicóloga que vive com a família e atende os pacientes no mesmo ambiente residencial, tomando forma no espaço a esfera pública e privada de sua vida e buscando na arquitetura essas possibilidades e limites, de estruturar sua rotina profissional e privada em harmonia. O projeto traz possibilidade de adaptação e permeabilidade dos espaços, sem rigidez. Não há a busca por setorizar e segregar as funções, mas dar aos ambientes características e ferramentas para que se adaptem aos dias úteis de trabalho e aos de convivência familiar e de lazer.

© Rodrigo Xavier
© Rodrigo Xavier

Cada um dos ambientes possui seu papel em cada uma dessas cenas, adaptando-se assim a dinâmica doméstica. A entrada se articula entre Hall da residência e recepção do consultório através de portas pivotantes e brises de madeira, que dão privacidade para o paciente quando em atendimento e permite o acesse ao consultório sem circular por áreas íntimas da família. Funcionando como um anteparo no âmbito pessoal e permitindo a integração visual quando pivotado. Consultório e sala íntima são setorizados por portas de correr em vidro jateado que, quando fechadas, dão privacidade aos ambientes sem perder a entrada de iluminação natural, quando abertas, ampliam o ambiente e permitem novos usos para a família. Essa diretriz, dar possibilidade e autonomia para adaptação de funções, se evidencia em cada detalhe.

© Rodrigo Xavier
© Rodrigo Xavier
Planta - Layout
Planta - Layout
© Rodrigo Xavier
© Rodrigo Xavier

Como no sofá do home que se transforma em sofá ilha quando abrimos as portas de vidro e encontramos o pufe do consultório, feitos sob medida para se encaixarem um no outro, criando a conexão entre os espaços que apenas a abertura das portas não consolida por completo. Apenas o conjunto, o todo, pode ser veículo de integração e setorização, atmosfera coesa de possibilidades latentes.

© Rodrigo Xavier
© Rodrigo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jardins, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento LB / flipê arquitetura" 30 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948724/apartamento-lb-flipe-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.