Casa JJV / Filipe Saraiva

Casa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Madeira, Cadeira, Cama, Viga, DormitórioCasa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Viga, PiaCasa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, VigaCasa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa JJV / Filipe Saraiva - Mais Imagens+ 13

Ourém, Portugal
  • Arquitetos: Filipe Saraiva
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  376
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bulthaup, CS Coelho da Silva, Construções Nalur, GRAPHISOFT, Margres
  • Equipe De Projeto: Filipe Saraiva, Andreia Correia, Agnieszka Marques, Luísa Marques
  • Especialidades: Dimeng - engenheiros, lda
  • Construção: Construções Nalur lda
  • Cidade: Ourém
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa redesenha-se com a mesma traça que a trouxe à vida pela mão da avó dos atuais proprietários, há mais de 75 anos. Neste sentido, o projeto de intervenção considera e respeita a pré-existência, reinterpretando alguns elementos numa linguagem contemporânea e ajustada às novas necessidades, fortalecendo o caráter original do edifício com o intuito de resgatar e celebrar o seu valor não só arquitetónico como também sentimental. Interiormente, o espaço, característico de meados do século passado, apresentava-se compartimentado e naturalmente escuro. A primeira ação passou por libertá-lo criando grandes vãos e permitindo a entrada de luz natural. Procurou-se criar um diálogo entre o passado e o presente, adequado às vivências da vida contemporânea.

Casa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Pia
© João Morgado Fotografia
Casa JJV / Filipe Saraiva - Imagem 12 de 18
Planta
Casa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Viga
© João Morgado Fotografia

A casa desenvolve-se em três pisos, um deles em cave que agora é uma sala de jogos. O piso da entrada, o piso 0, é onde toma lugar o quarto suite e a zona social. Esta liga-se ao exterior em dois momentos. Um deles a sul: acontece através de um grande pátio que se abre sobre a envolvente. Um outro momento acontece por meio de uma varanda com arcadas brindada com uma vista privilegiada sobre o Castelo de Ourém e a Sua Vila Medieval. O piso 1 funciona em jeito de sótão e é onde se localizam os quartos das crianças. Em todos os pisos a madeira, no seu tom natural, cobre os pavimentos, reveste os tetos estruturais a branco e liga o primeiro ao segundo piso através de degraus apoiados sobre uma estrutura metálica lacada a branco. A madeira está presente em vários apontamentos ao longo da casa, desde as soluções construtivas assumidas na construção até ao mobiliário e decoração.

Casa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Madeira, Cadeira, Cama, Viga, Dormitório
© João Morgado Fotografia

Acreditamos que a intervenção resulta numa perfeita simbiose entre o passado e o presente, onde há um respeito pelo existente, potencializado pelas demandas da arquitetura contemporânea. Assim, a casa dos avós é agora trazida à vida por esta nova geração.

Casa JJV / Filipe Saraiva - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Viga, Pia
© João Morgado Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JJV / Filipe Saraiva" 23 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948224/casa-jjv-filipe-saraiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.