Apartamento Amizade / Canoa Arquitetura + Pedro Del Guerra

Apartamento Amizade / Canoa Arquitetura + Pedro Del Guerra

© Rafaela Netto© Rafaela Netto© Rafaela Netto© Rafaela Netto+ 27

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  76
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Rafaela Netto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Brastemp, AutoDesk, Celite, Deca, Fernando Jaeger, GhelPlus, La Fonte, Ladrilhos Tinoco, Legrand, Lemca, Ovo, Pertech, Punto e Filo, REKA, Ralo Linear, Selvvva
  • Arquitetos Responsáveis:Pedro Del Guerra, Victor Gurgel
  • Cálculo Reforço Estrutural:Fábio Oyamada – FT Oyamada
  • Luminotécnica:Ricardo Heder
  • Acompanhamento De Obra:Cynthia Alencar, Pedro Del Guerra e Victor Gurgel
  • Cidade:Recife
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O obra do Apartamento Amizade é uma intervenção em um apartamento de um edifício construído nos anos 60 no bairro das Graças, em Recife. A lâmina de gabarito baixo – térreo mais 3 andares – e orientação nordeste-sudoeste foi erguida através de uma bandeja de concreto e pilotis, deixando seu térreo livre. Do primeiro ao terceiro andar, o edifício é constituído de paredes de alvenaria portante.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto
Planta
Planta
© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Os clientes, um casal sem filhos, tinham como premissas, entre outras coisas: a criação de escritórios separados para ambos, um closet para que os diferentes horários de despertar deixassem de ser um incômodo para o parceiro e especial atenção à dinâmica de uso e conservação do apartamento, já que pretendiam prescindir a contratação de empregados domésticos.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

O projeto buscou viabilizar uma obra de baixo custo equacionando a difícil relação entre a restrição para demolição de grandes vãos da alvenaria portante e a grande integração dos espaços solicitada pelos clientes. Propôs-se um longo móvel contínuo, formado por duas linhas de armários “encaixadas” entre os vãos deixados pela demolição criteriosa das paredes. Este objeto trata de organizar todo o programa da residência, criando espaços de naturezas distintas. O corredor central, espinha dorsal da casa, além de servir como closet, dá acesso aos quartos e banheiros.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Este móvel foi dimensionado com altura de 2,10m, o que permitiu a criação de caixilhos altos em diversos pontos chave para a obtenção de ventilação cruzada e iluminação natural em todos os ambientes, usufruindo ainda mais da condição do edifício laminar.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

A escolha dos materiais buscou dialogar com a tradição construtiva do local e garantir conforto no clima tropical. Além do piso de tacos de madeira preservado, foram escolhidos ladrilhos hidráulicos lisos – com produção artesanal na cidade de Olinda – e utilizou-se compensado naval de pinus e fórmicas coloridas em planos em que esta se fazia necessária.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Em complemento ao mobiliário fixo, foram desenvolvidos desenhos especiais para móveis em vários ambientes da casa: cama, mesas de cabeceira, mesa de jantar, bancos e caixas arquivo, em madeira maciça e compensado naval com fórmica.

© Rafaela Netto
© Rafaela Netto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Recife - Pernambuco, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Amizade / Canoa Arquitetura + Pedro Del Guerra" 22 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948112/apartamento-amizade-canoa-arquitetura-plus-pedro-del-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.