Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio

Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio

Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 2 de 15Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 3 de 15Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 4 de 15Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 5 de 15Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: So & So Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  232
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stefano Calgaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Falmec, Florim, Franke, Kardamov, LARIO, VALVO
Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 6 de 15
© Stefano Calgaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aqui a ideia era projetar um espaço inteligente, elegante e intuitivo era a intenção na casa recém-construída do So & So Studio para uma mulher com deficiência visual em Thiene, Itália. Quando a cliente estava pronta para se mudar, após cinquenta e cinco anos em um local que ela chamou de "casa", os arquitetos optaram por implementar um processo natural de adaptação para que a mulher com deficiência visual circule naturalmente por seu novo espaço.

Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 2 de 15
© Stefano Calgaro
Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 15 de 15
Planta
Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 4 de 15
© Stefano Calgaro

Para um proprietário com deficiência visual, o processo de aprendizagem de um novo ambiente é vital não apenas para o funcionamento do espaço, mas também para a vida diária dentro dessa casa. Assim, desde o primeiro dia, o tema geral do projeto emergiu da linguagem em glifos simples. Feito por meio de seleções abrangentes de materiais em pedra e porcelana, o So & So Studio procurou encontrar o equilíbrio perfeito de texturas para guiar o usuário entre os elementos do programa usando um sistema de mapeamento integrado.

Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 8 de 15
© Stefano Calgaro

O primeiro passo do projeto foi orientar os espaços em torno de um corredor central, minimizando os possíveis efeitos labirínticos e garantindo a movimentação eficiente por toda a casa. Nos três pontos principais do corredor central encontram-se as entradas, que são acessadas pela garagem, porta frontal e jardim. O corredor central liga os dois espaços principais, o dormitório e a cozinha, por toda a casa, com "nós" no caminho que configuram as entradas do quarto de hóspedes, banheiro e sala de estar.

Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 14 de 15
Diagrama
Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 11 de 15
© Stefano Calgaro
Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 13 de 15
Diagrama

No interior da casa, trabalhamos diretamente com o cliente a fim de traçar seus hábitos diários e seus percursos mais comuns. Isso garantiu uma organização intuitiva da casa e ajudou a facilitar a transição das atividades diárias entre os dois lares; antigo e novo. Cada uso ou atividade diária se tornou um nó no mapa da casa do So & So Studio. Em seguida, eles precisaram incorporar ao desenho uma linguagem para comunicar suas decisões de projeto ao cliente. Esse processo começou pela maneira como explicaram suas ideias. Os arquitetos continuaram usando o mundo digital para trabalhar e projetar, mas utilizaram também o mundo físico - na forma de maquetes - como a ferramenta para comunicar quaisquer mudanças no projeto.

Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 9 de 15
© Stefano Calgaro

Ao eliminar as soleiras das portas e a mudança desnecessária de material, o So & So Studio criou uma continuidade espacial em toda a casa para fortalecer a clareza dos nós do programa no mapa e facilitar a curva de aprendizado do cliente ao se mudar para sua nova casa. O resultado foi comunicar através do piso regras simples. Ao usar uma peça de pedra texturizada dentro do padrão de piso, os diferentes espaços do programa são acentuados e um sistema de sinalização é gerado.

Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio - Imagem 3 de 15
© Stefano Calgaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa para cliente com deficiência visual / So & So Studio" [Designing a new home for a blind client / So & So Studio] 22 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947936/casa-para-cliente-com-deficiencia-visual-so-and-so-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.