Escola Crescimento / Veer Arquitetos

Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, PilarEscola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, ArcoEscola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Mesa, CadeiraEscola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de InterioresEscola Crescimento / Veer Arquitetos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Veer Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  131
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Altena Iluminação, Arauco, Axalta, Aço Maranhão, Brasilit, Carrara Mármores, Champion Sports, Duratex, Elizabeth Cerâmicas, Gerdau, Graniforte Soluções Construtivas, Metadil, Renner-Sayerlack, Sherwin-Williams, Sierra, Sierra Móveis, Sierra Móveis https://sierra.com.br/ Sofá BELLINI sem braço 125CM / REF: 29772/SB, Suvinil, Thermo-Iso, +1
Mais informaçõesMenos informações
Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jesús Pérez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Crescimento, localizada em São Luís/MA, conta com alunos desde a ensino infantil ao ensino médio. Ao longo de seus 36 anos de existência, a instituição evoluiu de forma a ocupar um lugar de destaque no cenário da educação nacional. Sua estrutura física, no entanto, não correspondia aos avançados métodos aplicados em seu sistema pedagógico. Com isso em vista, tivemos a missão de modernizar a estrutura da escola de forma a trazer mais funcionalidade e conforto, criando um prédio cuja identidade visual representasse os valores da mesma.

Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Arco
© Jesús Pérez

O projeto contava com alguns desafios, dentre eles a necessidade de uma obra de rápida execução - de forma a ser edificada durante o período de férias - o que permeou a escolha dos materiais e métodos construtivos, desde a estrutura em aço aos brises metálicos. Era necessário também trazer conforto térmico e iluminação natural para as áreas de trânsito e permanência dos alunos.

Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Jesús Pérez
Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Imagem 18 de 21
Planta - Entrada + Secretaria Escola Crescimento
Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Gabriela Rodrigues

A entrada dos alunos foi totalmente remodelada, uma nova cobertura proposta, elevada de forma a permitir a ventilação e iluminação do pátio interno. Os portões pivotantes em chapas perfuradas facilitam o fluxo e controle de alunos em horários de entrada e saída. Os novos bancos modulares possibilitam a acomodação dos estudantes durante os horários de recreio e ao fim das aulas.

Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Gabriela Rodrigues

A fachada principal está situada no lote de forma a receber uma grande incidência de luz solar pela tarde, aumentando a temperatura dos ambientes internos. Para tanto, brises em metalon foram propostos de forma a proteger a mesma, trazendo mais conforto e eficiência energética. O desenho paramétrico garante à fachada uma nova identidade, remetendo à toda tecnologia e contemporaneidade da metodologia de ensino empregada na escola.

Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Gabriela Rodrigues
Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Imagem 20 de 21
Corte AA

Reformulamos a secretaria de forma a criar um ambiente confortável, mais acolhedor nos atendimentos mais longos e individuais e com mais privacidade nos guichês de assistência rápida. Segmentada de forma a permitir diferentes tipos de atendimento, optamos por manter a planta aberta de forma a causar o impacto desejado pela escola nos pais e visitantes.

Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Jesús Pérez

Por fim, reformulamos a biblioteca através de uma obra de baixo custo, com foco na reutilização e remodelamento do mobiliário através da pintura. Propusemos o fim da subdivisão  do espaço de forma a criar um ambiente único, tornando o local mais convidativo e confortável para estudantes de diferentes faixas etárias. A nova paleta de cores preza por incentivar a permanência e engajamento dos alunos na nova biblioteca..

Escola Crescimento / Veer Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Jesús Pérez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida do Vale, 21, Jardim Renascença, São Luís, Maranhão - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Crescimento / Veer Arquitetos" 17 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947907/escola-crescimento-veer-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.