Escritórios Remise Immanuelkirchstrasse / JWA Berlin + Ralf Wilkening Architect

Escritórios Remise Immanuelkirchstrasse / JWA Berlin + Ralf Wilkening Architect

© Simon Menges© Simon Menges© Simon Menges© Simon Menges+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  655
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Simon Menges
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Feco, Geberit, Grohe, Hans Timm-Fensterbau, Haworth, Irden, Laufen, RZB, Roma, Spich, Villeroy & Boch
  • Arquiteto Responsável:Lukas Beer
  • Equipe De Projeto:Alisa Joseph, Pedro Hamon, Hannah Knittel, Luisa Schäfer, Annett Schneider, Christoph Seibt, Aaron Schedler, Jean-Baptiste Bernard, Matic Cerin
  • Clientes:Suwelack SHC GmbH, Billerbeck
  • Construção Em Madeira:Kai Vater Zimmerei und Holzbau GmbH & Co. KG, Lutherstadt Wittenberg
  • Engenharia Estrutural:fd-ingenieure, Berlin
  • Engenharia Elétrica, Mecânica E Hidrossanitária:Ingenieurbüro Dr. Specht, Berlin
  • Construção Em Concreto:Hochbau KW Wohn- und Industriebau GmbH, Königs Wusterhausen
  • Cidade:Berlim
  • País:Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Simon Menges
© Simon Menges

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local escolhido para a start-up REMISE (um prédio residencial anexo à uma histórica oficina) em Immanuelkirchstraße, está situado no distrito de Prenzlauer Berg, sobre o solo sedimentar da região conhecida como Barnim Plateau. Oitenta por cento do edifício existente foi construído há mais de cem anos (aproximadamente 1890–1905). Na época, a estrutura era sempre a mesma: um volume na frente, um nos fundos e um "Remise", uma dependência externa. A combinação de ocupação era vibrante. Enquanto os volumes frontal e posterior eram usados para moradia, os artesãos exerciam suas atividades no remise: carpinteiros, seleiros, serralheiros, padeiros, etc.

© Simon Menges
© Simon Menges
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Simon Menges
© Simon Menges

Muitas das necessidades vitais eram fabricadas no local. Embora os apartamentos permaneçam, os negócios há muito desapareceram, substituídos por designers gráficos, programadores, planejadores e outros. A ideia de um ambiente urbano multiuso, entretanto, reapareceu. O projeto também aproveitou a formação geológica da região que possui uma rápida absorção da água impedindo que o subsolo seja inundado.

© Simon Menges
© Simon Menges

Quatro escritórios são criados no REMISE, cada um se estende por um pavimento e pode ser dividido com paredes de gesso conforme a necessidade. Um terraço permite que os usuários relaxem ao sol. A iluminação ocorre através da grande fachada de vidro que cria pequenas varandas ao brincar com as posições das janelas. Baseado em uma construção híbrida, em concreto armado e madeira, o REMISE se beneficia das qualidades de ambos os materiais.

© Simon Menges
© Simon Menges

As paredes foram feitas como elementos estruturais de concreto aparente. Além disso, todos os tetos foram executados em uma técnica de construção mista: as vigas de madeira pré-fabricadas são posicionadas nas reentrâncias das paredes de concreto e providas de uma laje, sobre a qual, por sua vez, é aplicada uma camada de concreto. A construção do teto permanece visível no interior e contribui significativamente para o ambiente especial das salas. Em termos de energia, tempo de construção e vida útil, ficou claro que uma construção híbrida com madeira seria melhor do que uma construção sólida e clássica neste projeto.

© Simon Menges
© Simon Menges

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Remise Immanuelkirchstrasse / JWA Berlin + Ralf Wilkening Architect" [Remise Immanuelkirchstrasse Workspace / JWA Berlin + Ralf Wilkening Architect] 21 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947837/escritorios-remise-immanuelkirchstrasse-jwa-berlin-plus-ralf-wilkening-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.