Casa Broken / fala

Casa Broken / fala - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Broken / fala - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Broken / fala - Fotografia de Interiores, Janela, IluminaçãoCasa Broken / fala - Fotografia de Interiores, Banheiro, PortaCasa Broken / fala - Mais Imagens+ 2

Porto, Portugal
  • Arquitetos: fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Loureiro
  • Equipe De Projeto: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Elisa Sassi, Joana Sendas, Paulo Sousa
  • Paisagista: Pomo
  • Contratante: Maxrenova lda
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Broken / fala - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa art déco assimétrica, aninhada no tecido urbano, buscava clareza após uma sucessão errática de reformas e ampliações.

Casa Broken / fala - Fotografia de Interiores, Escada
© Ricardo Loureiro

Os ambientes estão abertos à diversidade tipológica, apesar de planta rígida e repetida em todos os pavimentos. Todos os espaços residenciais giram em torno de ambientes ambíguos, interrompidos ao meio e pontuados por colunas azuis centrais, sugerindo uma leitura fragmentada de sua aparência material de outra forma unitária. Os elementos azuis funcionam como o único ornamento vertical dos espaços domésticos onde os pisos são construídos com três tipos de madeira, formando faixas de larguras variadas, funcionando uma tapeçaria.

Casa Broken / fala - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta
© Ricardo Loureiro
Casa Broken / fala - Imagem 7 de 7
Diagrama explodido
Casa Broken / fala - Fotografia de Interiores
© Ricardo Loureiro

A escada em espiral une a casa: portas azul escuras, um corrimão romantizado pré-existente e um xadrez de diferentes tons de mármore. A casa art déco é completada com listras horizontais em amarelo claro voltadas para a rua e listras verticais em preto e branco voltadas para o jardim. Esta linguagem é transportada para ambas as fachadas. A casa encontra uma feliz coerência nas pequenas incoerências de sua arquitetura. De alguma forma, um novo tipo de paz é encontrado, frágil e festivo.

Casa Broken / fala - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Broken / fala" 28 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947695/casa-broken-fala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.