Hospital Albert Einstein - Unidade Avançada Perdizes / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

Hospital Albert Einstein - Unidade Avançada Perdizes / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon© Nelson Kon+ 28

Perdizes, Brasil
  • Arquiteta Responsável:Adriana Levisky
  • Equipe De Projeto:Renata Gomes, Flávia Sousa, Lílian Braga, Tatiana Antonelli, Julianny Rafea, Carina Terra, Raquel Abdian, Luciana Magalhães, Lígia Gonçalves, Rosangela do Nascimento
  • Coautoria Layout Hospitalar:Kahn do Brasil, Eleonora Zioni, Carolina Botelho, Adriana Salles e Carlos Eduardo Furtado
  • Estrutura Metálica:Cia de Projetos
  • Fundação:Infraestrutura Engenharia Ltda
  • Instalações:Grau Engenharia / Selten Engenharia
  • Acústica:Harmonia Acústica
  • Luminotécnica:Esther Stiller Consultoria SC
  • Esquadrias:QMD Consultoria
  • Paisagismo:Fany Galender Arquitetura e Paisagismo Ltda
  • Impermeabilização:PROASSP - Assessoria e Projetos S/C Ltda
  • Heliponto:Escritório Técnico Carlos Freire Ltda
  • Certificação:CTE - Centro de Tecnologia de Edificações
  • Aprovação:Levisky Arquitetos e Pan Serviços
  • Elevadores:Vertec
  • Bombeiro:Engepoint - Gerenciamento e Consultoria Ltda
  • Maquete Eletrônica:Visualize Arquitetura Digital
  • Maquete Volumétrica:Maquetaria da Vila
  • Cidade:Perdizes
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Incorporada ao plano de ampliação do Hospital Albert Einstein, a “Unidade Avançada Perdizes – Higienópolis” foi a primeira nesta modalidade instalada longe da sede do Morumbi, em 2010, para criar um pólo de atendimento diferenciado em região já consolidada e de fácil acesso na cidade. No terreno de esquina com mais de 2.500 mil metros quadrados e 20 mil metros quadrados edificados, a localização estratégica e a volumetria horizontal, robusta e assimétrica da edificação estabelecem relação harmônica com a paisagem urbana do entorno adensado. Em uma interação sinérgica com a avenida mais movimentada do bairro e via de ligação entre as zonas norte e oeste de São Paulo, também resultam em eficiência dos acessos, especialmente para a chegada ao Pronto Atendimento.

© Nelson Kon
© Nelson Kon
Corte
Corte
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Certificada nos protocolos de qualidade e segurança internacionais, a Unidade possui atendimento de urgência e emergência, com Pronto Atendimento adulto e pediátrico disponível 24 horas, serviço de Quimioterapia Oncológica ambulatorial, e Centro Cirúrgico estruturado para a realização de procedimentos de curta permanência hospitalar - Day Clinic. Na área de Medicina Diagnóstica, contempla serviços de diagnóstico por imagem, métodos gráficos e laboratoriais, como: tomografia computadorizada, duas ressonâncias magnéticas, diagnósticos cardiológicos, ultrassonografia, radiografia, endoscopia, tomografia de coronárias com o uso de novas tecnologias, entre outros. Dispõe ainda de radioterapia com dois aceleradores lineares, área dedicada à Medicina da Saúde da Mulher e Medicina Fetal. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Com design funcional e identidade arquitetônica institucional fortemente marcada pelo grafismo do mosaico geométrico presente nas fachadas ventiladas de vidros insulados, a edificação traz volumetria que desenha um grande vão de pé-direito duplo e gera sensação de amplitude, bem como aumenta a captação de iluminação natural diurna e o conforto termoacústico nos ambientes sociais internos.  O core central, organiza os fluxos social e operacional, tanto horizontal como verticalmente pela oferta de elevadores independentes, e promove a setorização dos usos de forma clara e otimizada. A solução projetual envolve premissas de desenho universal e flexibilidade, de modo a permitir a adaptação do edifício ao longo de sua vida útil para atendimento aos avanços tecnológicos dos equipamentos eletro-médicos, bem como às demandas operacionais e de novas especialidades clínicas. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Com foco na experiência do paciente e no bem-estar dos usuários, acompanhantes, corpo clínico assistencial e operacional, a arquitetura contempla conceitos de humanização dos espaços para valorizar o conforto e a privacidade, em sinergia com o rigor técnico necessário aos ambientes de cuidado com a saúde. Dentre algumas soluções, se destacam: amplos espaços de estar social voltados para as fachadas envidraçadas; grandes vãos com vidros serigrafados concebidos com desenho que garante permeabilidade visual e vista da paisagem externa para quem está no edifício, ao mesmo tempo que assegura privacidade; terraços ajardinados; laje jardim com área de conforto para colaboradores; ambientes de longa permanência com iluminação e ventilação naturais; e ambientação com mobiliário, marcenaria e objetos funcionais e agradáveis. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon

Nas áreas externas, laje jardim e pisos drenantes figuram entre os sistemas construtivos que permitem economia de energia e água na edificação, o que fortalece o caráter sustentável do empreendimento. O resultado se traduz em desempenho eficaz dos recursos técnicos, humanos e de infraestrutura da edificação, que é certificada LEED Silver.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Em busca da melhor relação ‘custo x benefício’ ao investidor, ao usuário e à comunidade, desde a Consultoria Estratégica em legislação urbana e prospecção de áreas potenciais para a escolha do terreno mais adequado, passando pelo desenvolvimento do Plano Diretor Hospitalar, até chegar ao Projeto Arquitetônico, as arquitetas urbanistas Adriana Levisky e Renata Gomes, sócias do escritório LEVISKY Arquitetos| Estratégia Urbana, contam que “empenhamos olhar sistêmico e multidisciplinar para viabilizar a excelência do desempenho da edificação, no longo prazo”. “Com flexibilidade de uso, segurança e facilidade para atualizações e adaptações em razão do uso de novas tecnologias, bem como para retrofits, o nosso projeto está alinhado às exigências dos mais avançados empreendimentos contemporâneos na área da saúde, caracterizados por transformações e mudanças constantes”, finalizam.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Sumaré & R. Apiacás - Perdizes, São Paulo - SP, 05016-090, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Albert Einstein - Unidade Avançada Perdizes / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana " 14 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947605/hospital-albert-einstein-unidade-avanca-perdizes-levisky-arquitetos-estrategia-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.