Edifício Shenzhen Prince Plaza / OMA

Edifício Shenzhen Prince Plaza / OMA

© Seth Powers© Seth Powers© Seth Powers© Seth Powers+ 13

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  106500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Seth Powers
  • Sócio Responsável:David Gianotten
  • Arquiteto Responsável:Bauke Albada
  • Equipe De Arquitetura Do Concurso:Andreas Viglakis, Chee Yuen Choi, Lingxiu Chong, Luke Lu, Xu Yang, Yang Shi with Max Bergman, Helen Chen, Tim Cheung, Vanessa Chik, Jocelyn Chiu, Ikki Kondo, Erick Kristanto, Charles Lai, Anthony Lam, Federico Letizia, Arthas Qian, Jue Qiu, Roberto Requejo, Ricky Suen
  • Equipe De Projeto:Ka Tam, Saul Smeding, Vincent McIlduff, Wanyu He, Yin Ho, Yongwon Kwon, Xu Yang with Daan Ooievaar, Jedidiah Lau, Jenny Ni Zhan, Kathleen Cayetano, Luke Lu, Mavis Wong, Paul Feeney, Slobodan Radoman, Thorben Bazlen, Vincent Kersten
  • Equipe De Projeto Executivo:Ka Tam, Saul Smeding, Xu Yang, Yongwon Kwon With: Christina Kuo, Hafsa Siddique, Joanna Gu, Mark Kanters, Yutian He
  • Ldi & Mep:Huasen (Li Hongdi, Li Lian, Lian Xianrong, Liu Chong, Tan Lan, Zhong Yubo)
  • Estrutura:RBS (Li Shengyong, Zhang Wenhua)
  • Tráfego:SUTPC (Jiang Jie, Shao Yuan)
  • Comercial:World Union Properties (Ivy, Luo Yu, Zhang Lin)
  • Fachada:ARUP (Jason Paget, Lian Hongbo, Max Wu, Nina You, Robert Wu, Simon Wu)
  • Design De Interiores:Benoy (Arnold Kee, Chris Lohan, Elaine Tao, Kai Chung Ng, Kali Chan, Keith Chau, Peter McCaffery, Sandy Tsui)
  • Sustentabilidade:Yuezhong (Songbo Shu, Yuanchang Yu)
  • Paisagismo:Metrostudio (Ando Kraithera Lolurlert, Antonio Inglese, Lionella Biancon, Valentina Ticino, Zhang Fangfa,Metrostudio Ando Kraithera Lolurlert, Antonio Inglese, Lionella Biancon, Valentina Ticino, Zhang Fangfa)
  • Integração Com O Metrô: Instituto De Pesquisa E Design Do Túnel Ferroviário Da China:Hu Jianguo
  • Projeto De Iluminação:CD+M (Patrick Yu, Sunny Kang, Ted Ferreira, Tony Pascocello, Patrick Yu)
  • Modelos:OMA / RJ Models
  • Renders:OMA / Silkroad
  • Cidade:Shenzhen
  • País:China
Mais informaçõesMenos informações
© Seth Powers
© Seth Powers

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro de Shekou, em Shenzhen, China, é definido por uma paisagem urbana complexa e diversa. Localizado no meio do caminho entre as montanhas e o mar, Shekou é marcado por um tecido urbano industrial, que pouco à pouco está sendo substituído por arranha-céus cada vez mais altos e modernos. É neste contexto que surge o mais novo projeto do OMA inaugurado na China, o Prince Plaza, um edifício concebido como o elemento central do novo distrito Sea World de Shekou, uma antiga zona portuária da baía de Shenzhen que está sendo revitalizada já a alguns anos. O arranha-céu de mais de 200 metros de altura se apoia sobre um pódio, uma estrutura de uso misto que serve como elemento de amarração entre programa da torre e seu contexto imediato ao nível da rua.

© Seth Powers
© Seth Powers
Cortesia de OMA
Cortesia de OMA
© Seth Powers
© Seth Powers

Implantado em uma das principais avenidas de Shekou, em uma posição privilegiada com vistas para as montanhas e o mar, o Prince Plaza foi concebido considerando os eixos visuais dominantes. Formalmente, o volume da torre é composto por quatro elementos verticais deslocados em altura e amarrados ao núcleo central rígido do edifício. Desta forma, nos desencontros ou lacunas criadas entres estes volumes, configuram-se uma série de terraços abertos que operam como elementos de destaque na estrutura do edifício. Pensados não apenas para os moradores do edifício, mas como um espaço acessível e convidativo também para os visitantes, estas varandas abertas para à cidade proporcionam impressionantes vistas para o skyline do Sea World e todo a região de Shekou.

© Seth Powers
© Seth Powers

Como pequenos intervalos entre as superfícies envidraçadas do edifício, estes deques panorâmicos dividem e organizam o programa de mais de 60.000m² da torre. Levemente recuado frente à principal avenida de acesso, o deslocamento do volume lateral proporciona um incremento considerável na área perimetral de cada pavimento, permitindo melhores condições de iluminação natural dos espaços de escritório. A parede cortina de vidro da torre, composta por generosos painéis de vidro de alto desempenho, permitem uma perfeita integração entre o interior e o exterior, ate mesmo à 200 metros acima no nível do solo, conectando visualmente o mar de um lado, e as montanhas do outro.

© Seth Powers
© Seth Powers

Na interseção entre a torre e o espaço da rua, um volume horizontal em forma de pódio abriga um centro comercial com mais de 40 mil metros quadrados de área, ocupa toda a extensão longitudinal do terreno e maximizando a fachada ativa do edifício frente a rua. Diferentemente dos tradicionais projetos de shopping centers, este volume conta com uma fachada porosa além de um terraço acessível na cobertura.

© Seth Powers
© Seth Powers

Além disso, uma generosa abertura no nível da rua — muito similar à estrutura dos deques em meio à torre — foi criada para não obstruir as vistas dos pedestres tanto em direção à baia de Shenzhen quanto às montanhas que circundam a cidade. Somando-se à isso, os níveis subterrâneos do shopping estão integrados as duas linhas de metrô que se sobrepõe e se conectam sobre o volume do Prince Plaza de Shenzhen.

© Seth Powers
© Seth Powers

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenzhen, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Shenzhen Prince Plaza / OMA" [Shenzhen Prince Plaza / OMA] 09 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947171/edificio-shenzhen-prince-plaza-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.