Edifício Green Solution House / 3XN

Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de ExteriorEdifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Interiores, PrateleiraEdifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de InterioresEdifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de ExteriorEdifício Green Solution House / 3XN - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: 3XN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Mørk
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  VELUX Commercial
  • Equipe De Projeto: Kim Herforth Nielsen, Kasper Guldager Jørgensen, Peter Feltendal, Laura Diestel, Majbritt Lerche Madsen, Morten Norman Lund, Tore Banke and Simon McKenzie
  • Sócios Responsáveis: William McDonough + Partners (do berço ao berço)
  • Engenharia: Esbensen Consulting Engineers (clima e energia)
  • Cidade: Rønne
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Exterior
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal ideia por trás do Edifício Green Solution House é revelar os principais aspectos da economia circular na arquitetura. Primeiramente, esmiuçando soluções sustentáveis aplicadas à arquitetura; em um segundo momento promovendo o desenvolvimento contínuo da disciplina e, finalmente, permitindo compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do processo. O projeto do edifício em si procura responder à uma série de diferentes parâmetros específicos, revelando assim uma abordagem mais holística da sustentabilidade. Depois de inaugurado, o projeto da Casa Solução Sustentável recebeu as certificações DGNB e Cradle to Cradle.

Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Interiores
Courtesy of 3xn

Como um projeto de renovação de um antigo hotel e centro de conferências na Dinamarca, o Green Solution House permitiu integrar a estrutura existente ao parque natural na qual está inserida, uma área pantanosa com lagos sazonais utilizada para o tratamento da água e esgoto produzido pelo edifício além de promover a biodiversidade local, favorecendo o desenvolvimento sustentável e a salvaguarda de espécies locais ameaçadas de extinção. Colocando o conforto ambiental em primeiro lugar, o projeto da Casa Solução Sustentável procura promover uma experiência de usuário centrada na natureza, promovendo a ventilação e iluminação natural em todos os ambientes.

Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Interiores
Courtesy of 3xn

Conceitualmente, a proposta de intervenção nasce de uma análise profunda e minuciosa do contexto específico. Obviamente precisávamos atender a uma série de demandas do cliente, reativando a estrutura do hotel e centro de convenções e tornando-o viável e atrativo para seus visitantes. Ainda assim, procuramos fazer do Green Solution House um projeto de referência que utiliza as mais recentes novidades no mundo da arquitetura sustentável.

Edifício Green Solution House / 3XN - Imagem 15 de 15
Diagrama

No Green Solution House, procuramos eliminar toda e qualquer noção de desperdício. Para isso, todo o edifício foi concebido para ser desmontado ao final de sua vida útil, permitindo a reciclagem de cada um de seus materiais e componentes quando estes não sejam de origem natural e/ou biodegradáveis. Procuramos utilizar materiais ativos capazes de purificar o ar, tanto em ambientes internos quanto externos. Criamos dois sistemas cíclicos de águas auto-regenerativo onde um deles conta com um filtro de algas que limpa e purifica as águas residuais tornando-a potável novamente e outro, que transforma o esgoto em nutrientes e fonte de energia renovável.

Edifício Green Solution House / 3XN - Imagem 14 de 15
Planta

Exploramos a economia circular de energia através da implementação de várias estratégias sustentáveis que são constantemente informadas pelas condições locais e pelo uso pragmático dos recursos: produção de energia no local, tecnologias naturais, sistemas inteligentes de controle de temperatura e qualidade do ar, projeto para desmontagem, ventilação e iluminação natural abundante além de reciclagem e ressignificação das estruturas existentes.

Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Interiores
© Adam Mørk

Para os quartos, desenvolvemos um sistema inteligente que opera através de um aplicativo especialmente desenvolvido para o Green Solution House, permitindo avaliar instantaneamente o impacto de cada hospede na estrutura como um todo, monitorando o consumo de água e energia, as condições de iluminação e ventilação natural em cada ambiente além da temperatura e umidade no interior de cada quarto. Durante o processo de projeto e construção desenvolvemos o nosso próprio sistema de avaliação e ranqueamento dos materiais, selecionando e priorizando materiais de origem cientificada, recicláveis e de empresas socialmente responsáveis, para citar alguns dos critérios utilizados.

Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Interiores, Prateleira
Courtesy of 3xn

Trabalhando em colaboração com cada um dos fabricantes locais, também pudemos mapear os fluxos de todos os possíveis resíduos gerados pela construção do edifício e seus componentes, reciclando-os na própria obra. Lascas e poeira de pedra foram utilizadas na área de estacionamento, refugos de vidro oriundos de uma escola local foram incorporados à uma resina biodegradável para a pavimentação das trilhas do jardim.

Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
Courtesy of 3xn

Como Rønne é um ilha, ao invés de encomendarmos materiais e serviços de empresas do continente, priorizamos produtos e mão-de-obra local sempre que possível. Elementos de concreto foram pré-fabricados à cinco quilômetros da obra e granito utilizado provem de uma pedreira localizada a 10km de distância. Materiais ativos, incluindo tapetes, gesso acartonado e a membrana do telhado ajudam a filtrar o ar, enquanto generosas aberturas e clarabóias permitem uma ampla e abundante iluminação e ventilação natural dos espaços interiores. Além disso, plantamos várias mudas de espécies nativas no jardim, fortalecendo a biodiversidade local. O restaurante, por sua vez, oferece refeições à quilômetro zero.

Edifício Green Solution House / 3XN - Fotografia de Exterior
Courtesy of 3xn

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Strandvejen, 3700 Rønne, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Green Solution House / 3XN" [Green Solution House / 3XN] 04 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946826/edificio-green-solution-house-3xn> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.