Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo

Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo

Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de InterioresCentro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de InterioresCentro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Exterior, FachadaCentro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar+ 38

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1050
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias :Enrique Guzman
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Adobe Systems Incorporated, Argos, AutoDesk, Exiplast, Mitsubishi Electric, Toto, Trimble Navigation, Ventanar
  • Promotor : Universidade de los Andes, Embaixada do Japão
  • Gerenciamento E Auditoria : Payc
  • Cálculo Estrutural : CNI Ingenieros
  • Design De Interiores : Monastral. SAS
  • Projeto De Iluminação : MTS Consultoría
  • Projeto Elétrico : Serticol.SA
  • Projeto Hidrossanitário : IHC Ingenieros. SAS
  • Concretagem E Estrutura : Madoc SAS
  • Construção : Páez Casas Ingenieros. SAS
  • Cidade : Bogotá
  • País : Colômbia
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Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Enrique Guzman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cultura japonesa é conhecida por priorizar acima de tudo o coletivo sobre o individual. Para isso, existe uma série de padrões de conduta ou comportamento que nos ajuda a melhor entender como se dão estas relações sociais, seja entre diferentes grupos ou entre indivíduos. Fundamentalmente baseados no respeito mútuo, este código de conduta pode ser resumido em um conceito bastante simples: o “uchi-soto”.

Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Interiores
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Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Imagem 20 de 38
Planta - Primeiro Pavimento
Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Enrique Guzman

uchi, que poderia ser traduzido literalmente como “dentro”, representa o nosso círculo social mais íntimo, que abrange a família, amigos próximos e colegas de trabalho. Desta forma, a “família” é a base de todo o código de comportamento social japonês e o principal elemento do “uchi”.

“Soto”, que poderíamos interpretar simplesmente como “fora”, representa grupos ou indivíduos que não se encontram em nossos círculos pessoais, mas com os quais podem vir a existir algum tipo de vínculo ou relação social.

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Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Imagem 28 de 38
Axonométrica 02
Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Interiores
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Desta forma, portanto, uchi-soto não é uma negação ou barreira, muito pelo contrário, ele constitui um vínculo entre estas duas esferas da vida coletiva ao mesmo tempo que determina um código de comportamento social.

Dois conceitos ou padrões de comportamento emergem em paralelo da noção de uchi-soto. Conhecido como tatemae-honne, onde tatemae (ou fachada em tradução literal) representa o que devemos projetar para fora, e para o qual existem claramente uma série de restrições, e honne simboliza padrões de comportamento mais livres e portanto, que se aplicam apenas dentro do nosso círculo íntimo ou uchi.

Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
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Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Imagem 23 de 38
Corte A
Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
Cortesía de Gerencia del Campus

Buscando inspiração nesta rica trama sócio-cultural de padrões de comportamento, a arquitetura do Centro do Japão no Campus da Universidade de Los Andes de Bogotá, Colômbia, pretende materializar o conceito de uchi-soto, manifestando suas distintas escalas e diferentes qualidades que vão do mais público (a praça) ao mais privado (o jardim), controlando o seu grau de abertura através da transparência e das relações que ele constrói com o espaço público, definindo duas categorias de espacialidade: a familiar (miuchi), e a individual (wathasi).

Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Interiores
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Por outro lado, a noção de tatemae-honne, foi incorporada no projeto para projetar externamente uma sensação de solidez e transparência, características próprias não apenas da cultura japonesa mas também de sua arquitetura. Pensando nisso, os arquitetos conceberam o edifício como um grande bloco sólido em concreto preto – cuja textura simula a madeira carbonizada típica das construções tradicionais japonesas—, o qual pousa delicadamente sobre um volume ou caixa de vidro. Interiormente, podemos experimentar uma atmosfera mais cálida e aconchegante, principalmente devido às condições de iluminação natural e os materiais naturais utilizados.

Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Exterior, Fachada
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Axonométrica 01
Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo - Fotografia de Exterior
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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Cra. 1 18ª-12, Campus da Universidade de los Andes, Bogotá, Colômbia

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro do Japão / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo" [Centro del Japón / Álvaro Bohórquez Rivero + Maribel Moreno Cantillo] 31 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946743/centro-do-japao-alvaro-bohorquez-rivero-plus-maribel-moreno-cantillo> ISSN 0719-8906

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