Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design

Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, CozinhaCastro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de InterioresCastro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaCastro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Viga, CorrimãoCastro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Barro Oficina, Duravit, Ferm Living, Nova Color, Nuura, Reggiani, THPG, Zeitraum
  • Equipe De Projeto: Cátia Clérigo, Vasco Burnay, Luís Salgado
  • Cliente: Plateform
  • Empreiteiro: Cobelba
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A montra mais apetitosa abriu portas no Porto, Portugal. Castro, Atelier de Pastéis de Nata, é o novo destino da Rua Mouzinho da Silveira onde pode encontrar um pastel de nata caseiro que sai do forno ao longo de todo o dia. Todo o espaço é exclusivamente dedicado a esta especialidade da pastelaria portuguesa, com uma receita de autoria do chef pasteleiro Daniel Seixas. O processo é desenvolvido à vista dos clientes. Tudo começa com a preparação da massa folhada, que depois é colocada nas formas, manualmente, e também do creme, com a mistura de ovos e leite. Só depois é que vai ao forno, chegando mais tarde à vitrine de exposição.

Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Francisco Nogueira

Os pastéis são crocantes, tanto quentes como frios. O recheio é maturado 24h para atingir a consistência dedicada e suave. O exterior estaladiço e a cozedura perfeita são apenas algumas das características que fazem de Castro "pastéis de nata" uma deliciosa indulgência. Todo o projecto de arquitectura visa proporcionar a melhor experiência possível de observação deste processo e, finalmente, de degustação dos pastéis. A loja está inserida no rés do chão e cave de um edifício residencial, localizado no centro histórico do Porto - cerca de 100m² no rés do chão e 100m² em cave. O rés-do-chão é dedicado à área de produção de pastelaria e área de venda e consumo, enquanto a cave acomoda as instalações sanitárias dos clientes e todas as áreas técnicas e de serviço.

Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Cama, Corrimão, Dormitório
© Francisco Nogueira
Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Imagem 30 de 30
Planta
Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa
© Francisco Nogueira

A entrada principal tem um painel de azulejos art déco que foi mantido e restaurado. A primeira sala tem um bonito tecto em estuque decorativo, com motivos florais. O desenho de interiores é claro e contemporâneo, baseado em cores neutras (branco, negro e cinzento) complementadas com alguns elementos dourados. As superfícies curvas são encontradas no balcão de atendimento, na parede da cafetaria e na divisória de vidro. O projeto procura organizar o espaço em diferentes seções funcionais, A primeira sala é onde estão expostos os pastéis, com uma cafeteria no balcão do fundo. A segunda sala tem uma pequena área de estar, com mesas e cadeiras, e uma grande “caixa” de vidro onde os chefs preparam e assam os pastéis.

Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Francisco Nogueira
Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Francisco Nogueira

A terceira sala é onde é produzida a massa folhada, com tampos de pedra ao longo das paredes e um grande laminador de massa ao centro. Quanto aos materiais, são uma combinação de mármore cinzento “Trigaches” e filetes de latão ao longo das paredes, bem como azulejos hexagonais em preto mate. O chão, incluindo degraus e escadas, é revestido de mosaico de terrazzo italiano, nas cores preto e branco. O teto é branco, com luminárias de latão. Os caixilhos das divisórias fixas de vidro são em latão natural.

Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Francisco Nogueira
Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Porta, Escada, Corrimão
© Francisco Nogueira

Algumas cadeiras e bancos de nogueira americana adicionam algum conforto à atmosfera fria. As cadeiras organizam-se em redor de pequenas mesas redondas, com tampos do mesmo terrazzo italiano usado no chão. Os clientes podem ainda sentar-se à janela, em banquetas altas, onde podem contemplar as vistas para a baixa do Porto, enquanto degustam um, ou vários, pasteis de nata.

Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pilar
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de Mouzinho da Silveira 61, 4050-265 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Castro Atelier de Pasteis de nata / LADO Arquitectura e Design" 30 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946693/castro-atelier-de-pasteis-de-nata-lado-arquitectura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.