Ponte Wuchazi / SCSJ, JDTM, Tom Wünschmann, Achim Kaufer, Wei Cai, Philipp Buschmeyer

Ponte Wuchazi / SCSJ, JDTM, Tom Wünschmann, Achim Kaufer, Wei Cai, Philipp Buschmeyer

© Arch-Exist© Arch-Exist© Arch-Exist© Arch-Exist+ 22

Chengdu, China
  • Equipe De Projeto:Tom Wünschmann, Achim Kaufer, Wei Cai, Philipp Buschmeyer, SCSJ (Jing Gao, Chang Xiong, Wei Li, Xi Bai, Jia Zhou, Ray Lu, Zhanzhan Xia)
  • Engenharia :Sichuan Southwest Jiaoda Civil Engineering Design Co., Ltd. (JDTM)
  • Equipe De Engenharia:Qingyang Lin, Xinglin Li, Aimei Zheng, Meixin Wang
  • Paisagismo:Sichuan Provincial Architectural Design and Research Institute Co. Ltd.
  • Construtora:Chengdu Construction Group Co., Ltd
  • Cliente:Chengdu Hi-tech Investment Group Co., Ltd.
  • Cidade:Chengdu
  • País:China
Mais informaçõesMenos informações
© Arch-Exist
© Arch-Exist

A ponte Wuchazi está localizada ao longo do rio Jin na parte sul da zona de alta tecnologia de Chengdu, e é uma ponte pedonal crucial que conecta os sub-distritos de Guixi e Zhonghe. Esta ponte de pedestres adota vigas e arcos de aço como forma estrutural e sua área total é de 4180m². O conceito de projeto tem origem no "anel infinito" - o Mobius. Nós projetamos abstratamente o espaço quadridimensional, criando o ícone do infinito na matemática. Este ícone representa as possibilidades de desenvolvimento ilimitadas da zona de alta tecnologia de Chengdu, onde a ponte está localizada.

© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist

Em termos de estrutura, o corpo da ponte está dividido em ponte principal e ponte auxiliar. A ponte principal tem 346,89m de comprimento e varia entre 4,65m e 9,88m de largura ,conectando vias verdes destinadas ao ciclismo em ambos os lados do rio. Já a ponte auxiliar possui 208,78m de comprimento e de 6m a 14,53m de largura onde estão localizados os degraus em forma de meia-lua que formam um anfiteatro voltado a paisagem do rio, proporcionando uma experiência diferenciada para o público. No que diz respeito à iluminação noturna, os arquitetos criaram apenas holofotes específicos para destacar a forma única desta ponte, na esperança de apresentar um marco sobre o rio Jin.

© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist

A ponte Wuchazi é dividida em duas partes. A ponte superior é a principal e a ponte inferior é a secundária. Essas duas partes são conectadas por canais. Especificamente, a ponte principal tem duas seções. A primeira é uma ponte com vigas de aço contínuas de dois vãos (27m + 27m), enquanto a segunda é uma ponte de estrutura rígida inclinada com quatro vãos (28,5m + 75,347m + 84,152m + 44,73m) para atender à navegação e à mudança de nível da água. A ponte auxiliar adota estrutura de aço e é projetada com três vãos. O primeiro e o segundo vão são pontes em arco em aço de forma especial, com vãos de 59,166m e 84,431m respectivamente, que igualmente atendem aos requisitos de navegação e nível da água. O terceiro vão é uma estrutura rígida com pilares inclinados e vão de 41,673m.

Planta - Situação
Planta - Situação
© Arch-Exist
© Arch-Exist

O comprimento total da ponte principal é 346,891 m, e a largura é 4,654 m ~ 9,88 m. O comprimento total da ponte auxiliar é de 208,781m e a largura de 6m ~ 14,533m.

© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist

O vão máximo alcançado faz parte da ponte auxiliar, sendo projetado e moldado especialmente para tal função com um total de 84,431m.

© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist
© Arch-Exist

A viga principal da ponte tem altura variável, a altura mínima está localizada no topo do píer Z2 e é de 1,0m; a altura máxima do corpo da viga está localizada no eixo z4-1 e é de cerca de 2,4 m. A altura do anel do arco principal da ponte auxiliar é de 1,5 m, e a altura vertical da viga do terceiro vão é de 1,3 a 1,5 m. A altura da viga da plataforma hidrofílica é de cerca de 2,15 m.

© Arch-Exist
© Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:High-tech Zone, Chengdu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Ponte Wuchazi / SCSJ, JDTM, Tom Wünschmann, Achim Kaufer, Wei Cai, Philipp Buschmeyer" [Wuchazi Bridge / SCSJ, JDTM, Tom Wünschmann, Achim Kaufer, Wei Cai, Philipp Buschmeyer] 25 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946249/ponte-wuchazi-scsj-jdtm-tom-wunschmann-achim-kaufer-wei-cai-philipp-buschmeyer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.