Residência Maestro / Guelo Nunes Arquitetura

Residência Maestro / Guelo Nunes Arquitetura

© Fran Parente© Fran Parente© Fran Parente© Fran Parente+ 41

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cerâmica - Atlas (, Herus Marcenaria, Leticia Bononi, Roya Architects, TecLine Esquadrias
  • Arquiteto Responsável:Guelo Nunes
  • Equipe De Projeto:Lucas Lauton
  • Paisagismo:Leticia Bononi
  • Consultor:Roya Architects
  • Colaborador:Herus Marcenaria
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Fran Parente
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em minha primeira visita à residência, ficou claro que a reestruturação precisava ser total. As alvenarias no pavimento inferior interrompiam as conexões entre os espaços internos e a ligação destes com o exterior da casa. No pavimento superior, a distribuição era feita de forma ruidosa e segmentada, em ambientes pequenos e com pouca qualidade. Ao estudar a modulação original da casa, percebi que o espaço antes destinado a sala era muito estreito, o hall de circulação muito generoso e a área da cozinha e sala de jantar grandes demais. Deste estudo surgiu a ideia da inversão completa do projeto: a cozinha está hoje no espaço do estar, o jantar ficou na área do antigo hall e o estar ocupa o lugar onde eram cozinha e jantar. Para tal transformação, reforços metálicos foram necessários para apoiar as paredes do pavimento superior, sobrepostas às paredes inferiores. A intenção de deixar as vigas aparentes foi de marcar o local das antigas alvenarias e remeter, de alguma forma, a história da antiga casa.

© Fran Parente
© Fran Parente

Outro forte motivo para inversão foi criar, no que antes era o quintal do fundo da casa, um belo jardim de entrada conectado agora com o estar. A entrada, antes tímida pela lateral da casa, hoje é feita neste pátio entre a edícula e o bloco principal. Ladeando a escada de acesso da edícula, um grande pano de elemento vazado cerâmico recebe a luz durante o dia, evidenciando a passagem do tempo com seu jogo de luz e sombra e cria ao mesmo tempo um fundo elegante e dinâmico para a sala de estar, inclusive a noite.

© Fran Parente
© Fran Parente
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Fran Parente
© Fran Parente

A fachada externa da casa foi toda descascada, expondo o tijolo original, sem restauro algum, mostrando todas as suas imperfeições. Para coordenar as novas aberturas, não evidenciar o fechamento do vão das antigas e oferecer melhor proteção aos caixilhos, caixas metálicas pretas com 30cm de profundidade foram criadas e as empenas entre os caixilhos pintadas da mesma cor, formando assim elementos horizontais organizadores na fachada.

© Fran Parente
© Fran Parente

Para contrastar com a fachada de elementos rústicos, o interior da casa recebeu revestimentos e acabamentos simples e puros, sem interferências. O piso do pavimento térreo é a própria laje raspada e tratada. As paredes e forros brancos eliminam qualquer excesso de informação e garantem essa leitura fluida do espaço além de evidenciarem a conexão com o exterior, emoldurado pelas aberturas. Na cozinha, a pedra com acabamento bruto reforça o conceito, equilibrado pela madeira na marcenaria da ilha. No pavimento superior o layout da parede dos quartos foi revisto, um novo banheiro foi criado dando para o corredor e o banheiro da suíte foi redimensionado. As aberturas foram revistas e seus vãos aumentados enquanto o piso original foi mantido e restaurado. Este projeto reflete, desde o início, a relação de confiança e sinergia entre clientes e arquitetos. O resultado expressa exatamente isso.

© Fran Parente
© Fran Parente
Corte
Corte
© Fran Parente
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Maestro / Guelo Nunes Arquitetura" 21 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946182/residencia-maestro-guelo-nunes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.