Transformação da Praça em Mallabia / azab

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 2 de 15Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 3 de 15Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 4 de 15Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 5 de 15Transformação da Praça em Mallabia / azab - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: azab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Díaz Díaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AISLUX, MADERGIA, Maderplay
Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 9 de 15
© Luis Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A globalização também impõe ao planejamento urbano uma perda de valores contextuais e sociais que são transferidos para seus planos e edifícios.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 11 de 15
Cortesía de azab

Dessa forma, os espaços se desprendem de suas qualidades referenciais, tradições, paisagens ou memória para adotar uma estética global dominada pela tecnologia e imagem. Diante desta situação, é urgente que a arquitetura recupere os espaços tradicionais, atualizando seus usos e gerando lugares simbólicos que facilitem a identificação dos habitantes com seu contexto.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 6 de 15
© Luis Díaz Díaz

A nova intervenção em Mallabia pretende atualizar o seu espaço público central, entendendo a sua relevância como espinha dorsal na vida social do município.
Mallabia tem uma implantação no território típica da zona rural basca com um pequeno núcleo em torno da Igreja, da Câmara Municipal e da praça e o resto do município disperso por um vasto território geograficamente acidentado, onde se concentram os habitantes em pequenos grupos de aldeias isoladas.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 8 de 15
© Luis Díaz Díaz
Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 12 de 15
Corte
Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 7 de 15
© Luis Díaz Díaz

Compreendendo esta fisionomia particular do município, o projeto não visa a criação de um novo espaço, mas sim, recuperar o significado especial do seu lugar emblemático. Para tanto, propõe-se a introdução de uma série de dispositivos que atualizam a praça, ampliando suas possibilidades de uso e permitindo que se torne um espaço de diversão para todas as idades.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 2 de 15
© Luis Díaz Díaz

Desta forma, o objetivo do projeto centra-se na criação de um espaço coberto, respondendo à demanda dos cidadãos ao proporcionar uma área de qualidade para a socialização nos dias em que o tempo é adverso.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 10 de 15
© Luis Díaz Díaz

O projeto propõe, para isso, a cobertura do auditório externo da Plaza Elizalde, e sua conversão e adaptação para se tornar um espaço de lazer multigeracional. Esta reforma visa transformar o auditório numa área com alternativas de lazer para todas as idades, para a qual a versatilidade de usos e a capacidade de acolher várias atividades afins ou distintas em simultâneo são fundamentais para o seu propósito.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 4 de 15
© Luis Díaz Díaz

A nova distribuição de usos da área de lazer seria, então, ordenada por zonas, com três espaços diferenciados mas interligados, que multiplicam as possibilidades do antigo auditório, gerando uma grande variedade de formas de apropriação.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 5 de 15
© Luis Díaz Díaz

Desta forma, a zona superior é utilizada para os serviços de saúde e esporte com prioridade para os exercícios voltados aos idosos. A arquibancada cumpre uma dupla função: por um lado, melhora seu conforto para se tornar uma área de descanso e controle para crianças ou uma arquibancada para o público de possíveis espetáculos.

Transformação da Praça em Mallabia / azab - Imagem 3 de 15
© Luis Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:48269 Mallavia, Vizcaya, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Transformação da Praça em Mallabia / azab" [Transformación de Plaza del Pueblo en Mallabia / azab] 17 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945500/transformacao-da-praca-em-mallabia-azab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.