Nova área de lazer do Grande Hotel Senac São Pedro / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

Nova área de lazer do Grande Hotel Senac São Pedro / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana

© Ana Mello© Ana Mello© Ana Mello© Ana Mello+ 39

Águas de São Pedro, Brasil
  • Fotógrafo Fotografias:  Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Tramontina, Docol, Itaim Iluminação, Portobello, Schneider Electric, BLUE WAVE Waterpark Equipaments, Benito Urban, Brasandino, Breton, Cecrisa, Centru, Conforme projeto, Cumaru, Deca, Dulux, Fantasy Play, Fernando Jaeger, Gail, Gobos, HUFCOR, +16
© Ana Mello
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir da proposta de criação de um eixo principal para a conexão entre os dois blocos que originalmente abrigavam as atividades do hotel de modo setorizado, na edificação principal e na área da piscina, o projeto de Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana para a Nova Área de Lazer do Grande Hotel Senac São Pedro foi concebidocom o objetivo de ampliar, integrar e qualificar as opções de recreação, convivência e lazer, com mobilidade e conforto para atender as diversas faixas etárias dos hóspedes.

© Ana Mello
© Ana Mello
Planta - Área de Lazer
Planta - Área de Lazer
© Ana Mello
© Ana Mello

Localizado em área de vale, o projeto se beneficia da topografia do terreno para a implantação dos volumes de edificação conectados por praças que, por sua vez, criam áreas de contemplação e lazer ao ar livre. Com facilidade de acesso, as praças estão integradas a decks e ambientes de convivência mobiliados para a realização de atividades lúdicas e criativas. Ora sombreados por pergolados, ora descobertos e arborizados, são espaços ao ar livre concebidos em total integração com as áreas internas.

© Ana Mello
© Ana Mello

Destaque do projeto, a construção de um novo Parque Aquático resgata e valoriza a presença do elemento “água” como uma referência marcante e simbólica na história do hotel e de sua relação com a cidade de Águas de São Pedro – SP. Com equipamentos recreativos aquáticos, trata-se de um water playground que ocupa área ampla, com piscina, lâminas de água e toboágua.

© Ana Mello
© Ana Mello
Área Lazer - Corte 01
Área Lazer - Corte 01
© Ana Mello
© Ana Mello

Já os ambientes dedicados às atividades internas foram desenhados em módulos que permitem flexibilidade tanto do layout, como da programação desejada, de acordo com as características de cada grupo de hóspedes e respectivas faixas etárias. Com linguagem projetual e comunicação visual, os fechamentos externos em divisórias retráteis de vidro incolor permitem que as salas sejam ampliadas e se integrem aos ambientes externos. Mesmo fechadas, as divisórias garantem permeabilidade ao olhar e captura visual da paisagem do entorno de modo acolhedor. Os ambientes internos estão, assim, sempre conectados à praça e ao jardim central

© Ana Mello
© Ana Mello

Premissas de sustentabilidade, preservação ambiental e acessibilidade estão presentes no trabalho da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, envolvendo desde a fase de obras até o momento de uso dos espaços. Trata-se de um partido de projeto que busca o desempenho eficiente do conjunto construído no longo-prazo, visando melhor relação custo x benefício, redução de manutenções constantes e equilíbrio entre questões econômicas, ambientais, sociais e culturais.

© Ana Mello
© Ana Mello

A volumetria do novo conjunto construído foi concebida em sintonia com a topografia e está integrada à paisagem do entorno, respeitando o histórico do terreno e da edificação. Ao revisitá-la sob a ótica da sustentabilidade, destaca-se a escolha por materiais e soluções construtivas que permitem a racionalidade no canteiro de obras, o que evita desperdícios e minimiza a quantidade de resíduos. Um cuidadoso manejo arbóreo, a preservação de vegetação existente adulta e o adensamento de áreas verdes com o plantio de novas espécies integram o projeto paisagístico que, por sua vez, ainda fortalece o desempenho sustentável do novo conjunto construído. O projeto atende às diretrizes de desenho universal e busca facilitar a orientação nos espaços e a mobilidade dos hóspedes em todas as suas fases de vida, com o uso de comunicação visual que traz pictogramas universais integrados à arquitetura.

© Ana Mello
© Ana Mello
Planta - Área Lazer e Piscinas
Planta - Área Lazer e Piscinas
© Ana Mello
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Doutor Otávio de Moura Andrade s/n Centro, Águas de São Pedro - SP, 13525-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova área de lazer do Grande Hotel Senac São Pedro / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana" 07 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945301/nova-area-de-lazer-do-grande-hotel-senac-sao-pedro-levisky-arquitetos-estrategia-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.