Escritórios Melicidade / Estudio Elia Irastorza + Athié Wohnrath Associados

Escritórios Melicidade / Estudio Elia Irastorza + Athié Wohnrath Associados

© Pedro Mascaro© Pedro Mascaro© Pedro Mascaro© Pedro Mascaro+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17000
  • Fotógrafo Fotografias:  Pedro Mascaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Interface, AutoDesk, BoConcept, By Kamy, Carbono, Chaos Group, Desso, Escinter, Flexform, Haworth, Jader Almeida, Kusch+Co, Lumini, SERGIO MATOS, Steelcase, Tarkett, Tidelli, VitrA
  • Arquitetos Responsáveis:Elia Irastorza, Athié Wohnrath
  • Equipe De Projeto:Paula de Elia, Milagros Irastorza, Santiago Malvicino, Equipo Athié Wohnrath
  • Equipe Projeto Executivo:Equipo Athié Wohnrath
  • Direção De Obra:Equipo Athié Wohnrath
  • Clientes:Mercado Livre Brasil
  • Arte:Estudio 1+ 1, Timoteo Lacroze, Mart Aire, Rimon Guimarães, João Lelo
  • Sinalização :BRANDCREW
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mercado Livre decidiu modificar seu escritório de São Paulo, mudando-se para a região industrial de Osasco. O projeto foi implementado em um terreno de três hectares com três galpões abandonados. A ideia principal era manter e recuperar as estruturas existentes adicionando-as ao programa de necessidades definido como um conjunto único no terreno. Integrando espaços interiores com exteriores, foi possível criar a sensação de campus, que se tornou uma forte característica do projeto. Na estrutura principal, com uma extensão de 180 x 50 metros, toda a área de trabalho aberta é desenvolvida: áreas de trabalho, salas de reuniões, refeitório e alguns espaços comuns.

© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro
Planta
Planta
© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

Além disso, mezaninos foram adicionados para criar mais espaços como áreas de trabalho. O espaço é estruturado a partir de uma via central, que é um corredor principal de uso comum, onde todas as propostas compartilhadas são articuladas (como salas de reuniões e espaços de relaxamento) e áreas de trabalho individuais. Foi incorporado, ainda, um auditório em uma extremidade do eixo central, tornando-se um elemento-chave para grandes trocas dentro do edifício. Por sua vez, a parte posterior abriga a recepção e o lobby. Tanto no lobby quanto na via central, também existem salas de reuniões para visitantes. Chamados de "salas-floreiras", esses ambientes se tornaram o ícone do projeto graças à sua forma circular e telhados verdes com diferentes variedades de plantas, que podem ser vistas de diversos pontos, dando a ideia de jardins internos elevados. A forte presença do verde, interior e exterior, foi um dos símbolos que reforçaram a marca brasileira, uma questão sempre presente também em design, cores e arte.

© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

Além do galpão principal, foram recuperados outros dois galpões antigos, onde estão alojados o restaurante com capacidade para 500 pessoas, a academia, os salões de beleza, as salas médicas, as salas de treinamento e a área de recreação. A arte é um elemento crucial para o Mercado Livre em todos os seus escritórios. Timóteo Lacroze, que reuniu artistas argentinos e brasileiros, ficou encarregado de coordenar a proposta artística. Outro elemento de grande importância no projeto foi a sustentabilidade. O objetivo era otimizar o uso de recursos naturais e reduzir o consumo de energia e água. Por isso, 2000 painéis fotovoltaicos foram instalados no telhado, conseguindo reduzir 50% do consumo de energia. A iluminação foi automatizada e um sistema de reciclagem de águas cinzas foi instalado também.

© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro
Corte
Corte
© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Osasco - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios Melicidade / Estudio Elia Irastorza + Athié Wohnrath Associados" [Oficinas Melicidade / Estudio Elia Irastorza + Athié Wohnrath Associados] 05 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945046/escritorios-melicidade-estudio-elia-irastorza-plus-athie-wohnrath-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.