Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE

Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, VidroEdifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de InterioresEdifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de ExteriorEdifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Spaceshift Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Onduline, Robert McNeel & Associates, Tree Concept
  • Arquitetos Responsáveis: Amata Luphaiboon, Twitee Vajrabhaya
  • Arquiteto Do Projeto: Chanlika Boonpha
  • Equipe De Projeto: Tanadetch Mahapolsirikun , Monthon Patcharapunyapong , Supavit Junsompitsiri
  • Clientes: The Commons Saladaeng Company Limited
  • Engenharia De Estruturas: Jet Structural
  • Engenharia De Sistemas: Aeon Elen Generation Company Limited
  • Projeto De Iluminação: ACCENT Studio by Nopporn Sakulwigitsinthu
  • Sustentabilidade: be>our>friend studio
  • Consultores: One Management Company Limited
  • Construtora: Kay-Thai Construction Company Limited
  • Cidade: Khet Bang Rak
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Commons Saladaeng empresta seu nome do vibrante bairro onde está inserido. Literalmente traduzido para “pavilhão vermelho”, o distrito de Saladaeng foi assim chamado em homenagem a uma das primeiras estações ferroviárias da cidade de Bangcoc, um pequeno edifício vermelho de duas águas que por dezenas de anos ficou isolado em meio aos campos de arroz que hoje fazem parte do próprio coração da capital tailandesa.

Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio
Planta - 1º pavimento
Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Vidro
© Spaceshift Studio

Buscando inspiração neste passado quase esquecido, os arquitetos do Department of ARCHITECTURE conceberam um edifício aberto como um galpão, executado em chapas onduladas de borracha vermelha, não apenas por sua cor característica, mas também por sugerir a materialidade da antiga estação. Combinadas com chapas translúcidas, esta mistura de cor e luz acaba por criar uma atmosfera arquitetônica única e um edifício extremamente acolhedor. Oito pequenos telhados em duas águas — com as mesmas medidas do antigo edifício da estação — dão forma a cobertura do Commons Saladaeng, acomodando todo o programa de atividades solicitado pelo cliente além de prover uma série de espaços públicos abertos e acessíveis à comunidade local. Através de formas que encontram ressonância na história do lugar, a mais nova estrutura urbana de Saladaeng reconcilia-se com o passado a medida que oferece um ambiente adequado às exigências do presente.

Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Spaceshift Studio

Como um dos principais elementos pré-existentes no terreno, a enorme figueira que domina o espaço publico frente à rua foi preservada e incorporada ao projeto. Desta forma, a fachada principal do edifício foi recuada para trás, criando uma reentrância côncava que se afasta da árvore, minimizando o impacto da estrutura no crescimento de seus galhos e raízes ao mesmo tempo que trás a figueira para dentro do espaço. Simultaneamente, a árvore funciona como um elemento de mediação, um filtro que protege o espaço interior da rua movimentada, proporcionando uma maior privacidade e intimidade aos espaços semi-abertos do edifício.

Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Escada
© Spaceshift Studio

Para quem vive e trabalha em um dos mais vibrantes distrito de negócios da capital, espaços ao ar livre são uma raridade. Pensando nisso, os arquitetos optaram por deixar quase 30% da área total do edifício livre e acessível, um grande espaço público ao ar livre aberto a toda a comunidade de Saladaeng. Como uma paisagem escalonada, este espaço interior foi concebido para acolher uma série de pequenos espaços de estar e jardins. Além disso, foram instalados grandes ventiladores industriais para criar uma fluxo constante de ar, algo parecido com uma leve brisa que maximiza a sensação de conforto no edifício com um todo. Este espaço público acolhedor, generoso, sombreado, relaxante e arejado funciona efetivamente como uma praça pública coberta, especialmente adequada ao clima tropical de Bangcoc.

Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio
Fachadas 01 e 02
Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores, Fachada, Vidro
© Spaceshift Studio

“Common Saladaeng” é um território comum, e como tal, flexível e aberto a diversas formas de uso e apropriação. Para permanecer aberto e maleável, os arquitetos conceberam este espaço através de um sistema de mobiliário urbano flexível, especialmente projetado para assumir diferentes configurações segundo a necessidade de cada uso e atividade. Este sistema em paletes pode ser utilizado para criar uma série de pequenas áreas de estar ou até um palco para pequenos eventos de final de semana, proporcionando ainda um terreno fértil para a imaginação e exploração de outras possibilidades.

Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio

Da mesma forma, este sistema pode ser organizado de forma a criar um número infinito de configurações especificas para eventos futuros. Soluções simples que fazem do Commons Saladaeng não apenas um espaço, mas uma arquitetura profundamente enraizada em seu contexto específico, fomentando um estilo de vida urbano inovador.

Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:126 Sala Daeng 1 Alley, Khwaeng Silom, Khet Bang Rak, Krung Thep Maha Nakhon 10500, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE" [The Commons Saladaeng / Department of ARCHITECTURE] 05 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944964/edificio-commons-saladaeng-department-of-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.