Restaurante Guacamole / Camarim Arquitectos

Restaurante Guacamole / Camarim Arquitectos

© Nelson Garrido© Nelson Garrido© Nelson Garrido© Nelson Garrido+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2019
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  76
  • Fotógrafo Fotografias:  Nelson Garrido
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Knauf, Adico, CIN, Celenit, DAGOL, Goldinox, HDF, Heatstrip, Kettal, Soladrilho, TopCer, Weber
  • Directores De Projecto:Vasco Correia, Patrícia Sousa
  • Colaboradores:Monica Dogliani, Consolacíon Ibáñez
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Guacamole GMG é a marca de uma cadeia de restaurantes mexicanos em Lisboa que conseguiu resolver, com um sucesso assinalável, a difícil equação preço x velocidade x qualidade. Depois de desenharmos o seu primeiro restaurante de rua – no Cais do Sodré – o cliente encomendou-nos um segundo projecto – um restaurante integrado no Centro Comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações. Questionámo-nos sobre a arquitectura possível no interior de uma estrutura concebida, da forma mais contundente, para estimular o consumo. Quando visitámos o espaço – um espaço individualizado com uma grande janela sobre o Mar da Palha – a resposta surgiu naturalmente: o novo restaurante seria uma janela sobre o Mar, e traria o mar e a luz para o interior do centro comercial.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido
Planta
Planta
© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

O restaurante no Cais do Sodré apresentou-nos a oportunidade de desenvolver uma nova identidade para o Guacamole. Procurámos uma identidade construída, material e espacial, em vez de uma identidade encenada, narrativa e bidimensional. Estávamos agora perante um novo contexto, um novo espaço, um programa diferente. Procurámos questionar, desenvolver e adaptar a solução anterior, como se estivéssemos a trabalhar sobre a mesma construção eternamente inacabada, que é como quem diz, a mesma identidade. Voltámos à ideia da janela sobre o Mar da Palha, e cada elemento encontrou naturalmente o seu lugar. A fachada-cortina do centro comercial – com os seus montantes e travessas em alumínio anodizado – é projectada para o interior, e essa projecção divide o espaço em três: a sala de refeições principal ao centro, com a cozinha à esquerda e uma sala de refeições resguardada à direita.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Os materiais foram pensados para construir a identidade de que falámos. A sua conjugação particular – o brilho do aço inoxidável escovado, a temperatura tépida da tijoleira de barro vermelho, o fundo de vidro acrílico verde-garrafa – procura tornar a luz tangível.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Dom João II 40, 1990-094 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Guacamole / Camarim Arquitectos" 01 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944860/restaurante-guacamole-camarim-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.