Casa Samdal Oreum / Formative Architects

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de ExteriorCasa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaCasa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, ConcretoCasa Samdal Oreum / Formative Architects - Mais Imagens+ 40

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Youngsung Koh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Nano Brick, Rhinoceros, THE JOHN TECH, Trimble Navigation, Younhyun Trading, ZWCAD
  • Arquitetos Responsáveis : Youngsung Koh, Sungbum Lee
  • Equipe De Projeto: Juhyun Byun
  • Engenharia Estrutural : Teo Structure
  • Cidade: Seogwipo-si
Mais informaçõesMenos informações
Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Youngsung Koh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente solicitou duas coisas no edifício: que o projeto contemplasse tanto uma casa para a mãe, quanto acomodações para hóspedes. Os arquitetos, ao pensarem no lugar da mãe, chegaram até a ideia de abraço, e a partir disso conectaram com Jeju Oreum, pequeno vulcão ao sul coreano. Existem mais de 300 Oreums em Jeju e cada um deles está abraçando seu centro, armazenando o calor. Foi essa a deixa do conceito do projeto.

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Youngsung Koh
Planta - Térreo
Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Youngsung Koh

Segundo os arquitetos, sempre que é preciso enfrentar projetos em Jeju, eles se preocupam em como refletir a característica local na arquitetura. Além disso, o projeto da Casa Samdal Oreum demandava refletir as características locais de maneira mais drástica, e como resultado, os arquitetos tiveram que levar em consideração uma forma unidimensional com maior cuidado.

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Youngsung Koh

O terreno está localizado na parte sudeste de Jeju, uma tranquila cidade costeira. Apesar da proximidade, o mar é invisível por causa das árvores circundantes e também por causa da topografia, já que o terreno tem uma forma longa e plana. O projeto da casa combina moradia e acomodações e, portanto, deve garantir privacidade pessoal e necessidades universais para os convidados ao mesmo tempo. Assim, implanta-se duas massas no chão, que representam a forma atípica de Oreum. O centro - que seria análogo ao centro do vulcão, será usado como um jardim pessoal para a casa e o playground para a acomodação ao mesmo tempo. Em todo o espaço deixamos o potencial de diversas relações.

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Concreto
© Youngsung Koh
Prédio A - Corte A
Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Exterior, Aido
© Youngsung Koh

O projeto se organiza em pavilhões independentes. Devido ao clima quente, colocamos várias aberturas em direção ao pátio para minimizar a influência do vento. Sua implantação possui uma composição espacial mais eficiente para a utilização de locais ao ar livre.

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Terraço
© Youngsung Koh

A estrutura de madeira era tradicionalmente usada como membro vertical e horizontal. Os arquitetos se basearam na possibilidade de que as estruturas pudessem ter aparência atípica quando reunidas em graus diversos. Esta é a razão pela qual este edifício tem estrutura híbrida. A arquitetura tem forma de Oreum e faz o telhado de estrutura de madeira que é suportado por complementares de parede de concreto e estrutura de madeira. Essa composição foi feita para aplicar janelas amplas nas casas, além de que muitas partes dessa estrutura não eram viáveis apenas com vigas de concreto.

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Youngsung Koh
Prédio B - Vista Fundos
Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Exterior, Porta
© Youngsung Koh

De acordo com a estrutura, as colunas de madeira foram mantidas expostas para que o tom interior pudesse ser suave. A viga curva, que não pode ser feita com madeira, foi alternada como estrutura de aço com tubo de aço. Isso fornece uma capacidade de construção eficiente para libertar a estética estrutural e do telhado. Portanto, o detalhe da junta no concreto, estrutura de aço e estrutura de madeira era importante. Foi feito um esforço para usar desenhos otimizados para os detalhes das juntas para evitar aumento do uso de materiais como o aço, e portanto, de custo. As vigas do telhado são expostas no teto para descrever a estrutura tradicional dos telhados das casas de pedra. 

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Exterior
© Youngsung Koh

Ainda assim levanta-se uma questão sobre a escolha em transformar as impressões do terreno e do lugar diretamente em uma forma arquitetônica. Embora o imaginário de Jeju tenha sido revelado há muito tempo, desejamos que essa arquitetura tenha mais significado do que um recurso superficial ou intuição.

Casa Samdal Oreum / Formative Architects - Fotografia de Exterior, Vista Aérea, Jardim
© Youngsung Koh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Samdal Oreum / Formative Architects" [Samdal Oreum House / Formative Architects] 04 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944802/casa-samdal-oreum-formative-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.