Casa Samdal Oreum / Formative Architects

Casa Samdal Oreum / Formative Architects

© Youngsung Koh© Youngsung Koh© Youngsung Koh© Youngsung Koh+ 45

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Youngsung Koh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Nano Brick, Rhinoceros, THE JOHN TECH, Trimble Navigation, Younhyun Trading, ZWCAD
  • Arquitetos Responsáveis :Youngsung Koh, Sungbum Lee
  • Equipe De Projeto:Juhyun Byun
  • Engenharia Estrutural :Teo Structure
  • Cidade:Seogwipo-si
Mais informaçõesMenos informações
© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente solicitou duas coisas no edifício: que o projeto contemplasse tanto uma casa para a mãe, quanto acomodações para hóspedes. Os arquitetos, ao pensarem no lugar da mãe, chegaram até a ideia de abraço, e a partir disso conectaram com Jeju Oreum, pequeno vulcão ao sul coreano. Existem mais de 300 Oreums em Jeju e cada um deles está abraçando seu centro, armazenando o calor. Foi essa a deixa do conceito do projeto.

© Youngsung Koh
© Youngsung Koh
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

Segundo os arquitetos, sempre que é preciso enfrentar projetos em Jeju, eles se preocupam em como refletir a característica local na arquitetura. Além disso, o projeto da Casa Samdal Oreum demandava refletir as características locais de maneira mais drástica, e como resultado, os arquitetos tiveram que levar em consideração uma forma unidimensional com maior cuidado.

© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

O terreno está localizado na parte sudeste de Jeju, uma tranquila cidade costeira. Apesar da proximidade, o mar é invisível por causa das árvores circundantes e também por causa da topografia, já que o terreno tem uma forma longa e plana. O projeto da casa combina moradia e acomodações e, portanto, deve garantir privacidade pessoal e necessidades universais para os convidados ao mesmo tempo. Assim, implanta-se duas massas no chão, que representam a forma atípica de Oreum. O centro - que seria análogo ao centro do vulcão, será usado como um jardim pessoal para a casa e o playground para a acomodação ao mesmo tempo. Em todo o espaço deixamos o potencial de diversas relações.

© Youngsung Koh
© Youngsung Koh
Prédio A - Corte A
Prédio A - Corte A
© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

O projeto se organiza em pavilhões independentes. Devido ao clima quente, colocamos várias aberturas em direção ao pátio para minimizar a influência do vento. Sua implantação possui uma composição espacial mais eficiente para a utilização de locais ao ar livre.

© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

A estrutura de madeira era tradicionalmente usada como membro vertical e horizontal. Os arquitetos se basearam na possibilidade de que as estruturas pudessem ter aparência atípica quando reunidas em graus diversos. Esta é a razão pela qual este edifício tem estrutura híbrida. A arquitetura tem forma de Oreum e faz o telhado de estrutura de madeira que é suportado por complementares de parede de concreto e estrutura de madeira. Essa composição foi feita para aplicar janelas amplas nas casas, além de que muitas partes dessa estrutura não eram viáveis apenas com vigas de concreto.

© Youngsung Koh
© Youngsung Koh
Prédio B - Vista Fundos
Prédio B - Vista Fundos
© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

De acordo com a estrutura, as colunas de madeira foram mantidas expostas para que o tom interior pudesse ser suave. A viga curva, que não pode ser feita com madeira, foi alternada como estrutura de aço com tubo de aço. Isso fornece uma capacidade de construção eficiente para libertar a estética estrutural e do telhado. Portanto, o detalhe da junta no concreto, estrutura de aço e estrutura de madeira era importante. Foi feito um esforço para usar desenhos otimizados para os detalhes das juntas para evitar aumento do uso de materiais como o aço, e portanto, de custo. As vigas do telhado são expostas no teto para descrever a estrutura tradicional dos telhados das casas de pedra. 

© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

Ainda assim levanta-se uma questão sobre a escolha em transformar as impressões do terreno e do lugar diretamente em uma forma arquitetônica. Embora o imaginário de Jeju tenha sido revelado há muito tempo, desejamos que essa arquitetura tenha mais significado do que um recurso superficial ou intuição.

© Youngsung Koh
© Youngsung Koh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Samdal Oreum / Formative Architects" [Samdal Oreum House / Formative Architects] 04 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944802/casa-samdal-oreum-formative-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.