Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures

Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, FachadaEdifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, JanelaEdifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Mais Imagens+ 22

Amazonas, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1039
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alcoa, Deca, Tigre
  • Arquiteto Responsável: Laurent Troost
  • Equipe De Projeto: Laurent Troost, Diogo Lazari,Raquel Brasil dos Reis
  • Engenharia: Thais Nina
  • Paisagismo: Laurent Troost, Hana Eto Gall
  • Consultores: Eng. Harlen Santos
  • Cidade: Amazonas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Fachada
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Manga / Vila Santa Thereza acabou de ser escolhido como um dos 20 projetos selecionados pelo IAB para representar o Brasil na etapa internacional do 3º Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino-Americana. Em novembro, o projeto fará parte da exposição do Prêmio na Bienal de Arquitetura de Quito (BAQ), onde também acontecerá a premiação final internacional.

Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maíra Acayaba

No lugar das 18 quitchenetes inicialmente solicitadas pelo nosso cliente, o projeto incorpora 12 apartamentos de tipos variados, sendo 3 quitchenetes, 3 apartamentos 1 quarto, 3 de 2 e 3 de 3 quartos. Esta mudança de briefing agradou ao cliente que teve um investimento menor e um retorno maior. Mais o ganho mais importante foi para a cidade com este empreendimento que valoriza a mixidade social: estudantes e solteiros convivem com jovens casais e com famílias.

Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Maíra Acayaba
Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Imagem 23 de 27
Planta - Térreo
Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, Fachada
© Maíra Acayaba

A orientação Leste-Oeste do lote de 12x49m permitiu um aproveitamento longitudinal que favorece uma edificação com menor exposição ao sol nascente e ao sol poente. Criar 2 blocos de 2 apartamentos por pavimento foi um decisão embasada em 3 fatores: 1) o respeito as tipologias do bairro que valorizam um meio de quadra arborizado, 2) a valorização do vazio como elemento de isolação térmico, pois, graças a implantação Leste-Oeste, um bloco faz sombra para outro nos momentos que o sol esta na sua posição mais horizontal, e 3) o respeito a pre-existência de uma mangueira de grande porte que, infelizmente, não aguentou o transtorno da obra. O vazio tem seu valor e voltará a ser arborizado.

Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Interiores, Janela
© Maíra Acayaba

Nas fachadas mais expostas ao sol (Leste e Oeste) foi instalado uma grelha metálica que filtra a luz e as vistas, criando um “halo” amarelado em consonância com a mangueira que originou o conceito do projeto. Estas grelhas metálicas diminuem também a incidência solar de forma a diminuir a necessidade de refrigeração dos ambientes. Tendo em conta a origem dos ventos predominantes na região, a largura reduzida dos blocos assim como o desenho das aberturas em cada fachada foram planejados para garantir uma ventilação cruzada em todos os ambientes. Estas características de sustentabilidade passiva do edifício permitem que a demanda por consumo energético de cada unidade habitacional seja muito abaixo da media local. As áreas comuns tem sua luz produzida por painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas.

Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Janela
© Maíra Acayaba

A tipologia propõe uma cozinha/área de serviço integrada com o estar/jantar para todos os modelos de apartamentos permitindo uma maior interação entre usuários. Por estar localizado em um dos pontos altos da cidade, e pelo fato de ter janelas piso-teto, todos os apartamentos tem vista para a rua e o bairro próximo, mas também para o distante Rio Negro, símbolo da Amazônia. Em resumo, o edifício Vila Santa Thereza tenta apresentar condições de sustentabilidade passiva e qualidades espaciais idênticas para todas as unidades num intuito de igualdade social.

Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Fachada
© Maíra Acayaba
Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Imagem 27 de 27
Elevação Lateral
Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Jorge, Manaus, Amazonas, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Manga / Vila Santa Thereza / Laurent Troost Architectures" 22 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944144/edificio-manga-vila-santa-thereza-laurent-troost-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.