Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de InterioresHotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, ArcoHotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, JardimHotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Jardim, VigaHotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Mais Imagens+ 38

Chengdu, China
  • Arquitetos: RSAA/Büro Ziyu Zhuang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arch-Exist
  • Arquitetos Encarregados: Ziyu Zhuang, Zhengdong Qi, Na Li
  • Equipe De Projeto: Yu Zhao, Boyang Xia, Hongyu Fan, Ye Chen (Intern), Lingjie Liang (Intern)
  • Equipe De Interiores: Xin Zhao, Jiatong Xu (Soft Decoration Consultant), Xinru Wang, Wei Cai, Zhenrong Guo, Ruoxi Jin
  • Planejamento E Conceito De Paisagem: RSAA/ Büro Ziyu Zhuang, Sasaki Associates
  • Desenhos Construtivos: AAD
  • Desenhos Construtivos De Interiores: MINGDE DESIGN
  • Desenhos Paisagismo: A & N Shangyuan landscape
  • Construção: FUJIAN LIUDU CONSTRUCTION Co., Ltd.
  • Construção Interiores: Chongqing Jiasheng Decoration Engineering Co., Ltd.
  • Construção De Paredes De Cortina: Sichuan Yufei Building and Decoration Engineering Co., Ltd.
  • Iluminação: IDDI Lighting Design Consultants International
  • Render: JS Visual、DREAMMAKER
  • Cliente: Chengdu Vanke Real Estate Co., Ltd.
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Arco
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. Chengdu, localizada em uma ampla planície, é uma cidade historicamente caracterizada pela ampla extensão de terrenos planos. Nos últimos anos, ela começou lentamente a abraçar as montanhas e as encostas ao seu redor. No centro disso, a montanha Shushan, com sua forma misteriosa, se firmou no coração da cidade. O Chengdu VUE Hotel & Resort, projetado pelo RSAA/Büro Ziyu Zhuang, forma um edifício público proeminente no novo subúrbio "Tianfu Vanke City". Este novo hotel, apesar de estar na cidade, está em diálogo e inserido nas montanhas. Com este espaço, o hotel abraça o espírito da Montanha Shushan e o expressa de uma forma arquitetônica.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Do ponto de vista ocidental, as montanhas são os pilares deste mundo - pontos focais sólidos e rígidos na paisagem. As tradições filosóficas do Extremo Oriente estabelecem um forte contraponto a isso: as montanhas se movem e, por sua vez, se tornam nuvens que se tecem através do céu e da terra. Elas simbolizam uma energia que retorna ao mundo humano, fluindo entre fendas e rachaduras de nossa existência. Traduzimos estes conceitos a seu layout, formando assim a união dessa dualidade - ortodoxa e fluida.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Interiores
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

A partir de ideia formada por tal imagem, a ordem espacial do hotel percorre um eixo na direção leste-oeste, formando uma sequência de diferentes pátios. Ao longo do percurso o caminho é definido por paredes que emolduram a paisagem e formam mirantes, que atraem os arredores para dentro do hotel. Entrando no hotel através dos bambus em sua frente, o visitante é acompanhado pelos corpos d'água no piso, e pelos beirais sempre mutáveis que conectam o muro e o edifício à paisagem e ao céu. Chegando à entrada do hotel, as diferentes alturas do beiral se cruzam e demarcam a entrada.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Arch-Exist

Ao passar pelas paredes, pátios e átrios, a luz e a sombra criam características diferentes do espaço que dominam, dando ao hóspede um ambiente em constante mudança ao seu redor. O constante entrelaçamento de interior e exterior acentua ainda mais este efeito. Em sua totalidade, estes efeitos criam um enredo, disposto de forma muito semelhante às pinturas de pergaminho chinesas. Capítulos de forma interna e externa, legíveis separadamente, mas inquestionavelmente ligados a uma obra de arte.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Jardim
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Jardim
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Jardim, Viga
© Arch-Exist

A forma e o layout do hotel, com estes significados metafóricos ligados a ele, trabalham para permitir às pessoas uma conexão constante com a montanha Shushan e o lago adjacente, formando diferentes cenários com a ajuda de paredes e da cobertura.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Concreto
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Interiores, Concreto, Tijolo
© Arch-Exist

Na Fase 1 do projeto - o hotel - a planta é organizada em torno de um pátio central público, ao redor do qual a circulação flui livremente. Ao longo deste caminho o nível dos olhos das pessoas vai mudando, seguindo o desenho da cobertura do hotel, contornando completamente o edifício até que o pátio esteja à vista. Daqui, os visitantes podem ver ao longe o lago e o cume de Longquan.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Jardim, Fachada
© Arch-Exist
Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Escada, Concreto, Arco
© Arch-Exist

O projeto completo inclui várias fases, não limitadas ao hotel, mas também prevendo programas residenciais. Cada fase tem um caráter próprio, mas também segue um conjunto de diretrizes. O hotel, portanto, tem um papel adicional: ele serve como uma vitrine para o desenvolvimento futuro.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior, Concreto, Jardim
© Arch-Exist

A construção do edifício é feita principalmente com técnicas simples. A cobertura cria uma imagem complexa, ao mesmo tempo em que utiliza geometrias simples no interior. Esta atitude é levada por todo o edifício, tendo como resultado uma combinação de estruturas modernas de aço, materiais tradicionais locais e alvenaria. Isto não só tem um benefício financeiro e de construção, mas também impacta a imagem que o edifício figura para o exterior: os beirais de tijolos lembram a porcelana tradicional, enquanto as cortinas de vidro refletem a mudança para uma arquitetura mais moderna.

Diagrama de análise

As ideias e conceitos acima mencionados não são novidade no trabalho de Büro Ziyu Zhuang. Seu projeto do Szechuan Hotel utiliza imagens metafóricas semelhantes às das pinturas em pergaminho chinesas para organizar diferentes tipos de ambientes hoteleiros e criar uma nova experiência espacial. Tanto o conceito do Chengdu como o do hotel Szechuan estão enraizados no projeto Tongling Recluse. Como um edifício significativamente menor, essa vila não é tão rica em cenas diferentes, mas já é anterior à base teórica dos seguintes projetos: integrando arquitetura, água, árvores, paisagem e visitantes para mapeá-los um sobre o outro, formando uma nova pintura de pergaminho.

Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Fotografia de Exterior
© Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chengdu, Província de Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel e Resort Chengdu VUE Fase 1 / RSAA/Büro Ziyu Zhuang" [The Chengdu VUE Hotel & Resort Phase I / RSAA/Büro Ziyu Zhuang] 20 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944052/hotel-e-resort-chengdu-vue-fase-1-rsaa-buro-ziyu-zhuang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.