Casa Tingui / Canalli Arquitetura

Casa Tingui / Canalli Arquitetura

© Eduardo Macarios© Eduardo Macarios© Eduardo Macarios© Eduardo Macarios+ 29

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo Fotografias:  Eduardo Macarios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, Arteeucalipto, Onduline, Sovierzoski, Trimble Navigation, Vidraçaria Bosa
© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. A topografia acidentada e íngreme do terreno de 1000 m², a vegetação abundante, a orientação solar e a paisagem do Parque Tingui como entorno, orientaram nossos conceitos nessa casa de 350 m² que foi executada no período de três meses. Como não queríamos causar impacto negativo na vizinhança e no terreno, a escolha de materiais, a equipe, a técnica e o processo construtivo foram extremamente planejados. A arquitetura da casa pede licença, se insere e repousa delicadamente na paisagem existente.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Foram utilizados essencialmente peças de madeira, vidro, alvenaria e as pedras já existentes no terreno. A madeira foi usada como estrutura em quase a totalidade da casa e seu fechamento é praticamente 100% em vidro; equação versátil do ponto de vista da trabalhabilidade técnica e da estética final. Cria-se também uma simbiose constante do “dentro e fora”; a vegetação faz parte do cenário interno assim como a casa se insere na natureza de forma harmônica e fluida.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Para perfeita compreensão do conjunto, desenvolvemos uma maquete escala 1:50 onde todas as peças de madeira estavam em suas verdadeiras dimensões e posições. Assim, foram feitos quatro ensaios com toda a equipe antes do início da obra, o que garantiu redução no tempo de execução, economia de material e o não desperdício.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios
Corte A
Corte A
© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Todos os conceitos propostos foram bem aceitos pelos proprietários, casal de publicitários de Curitiba, e transformaram seu modo de viver, seus costumes e visões; como relata o morador: “com isso a casa me fez repensar o que de fato é importante para se morar bem. A elegância da simplicidade”. A planta aberta e integrada é espaço sustentável para viver, inspirar e conviver com amigos, parceiros e colaboradores da família, onde o encontro com artistas e criativos de todo o mundo é constante.

© Eduardo Macarios
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tingui / Canalli Arquitetura" 21 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943793/casa-tingui-canalli-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.