Vinícola Xige Estate / Udopartners + Saussure Architects

Vinícola Xige Estate / Udopartners + Saussure Architects

© Feng Shao© Feng Shao© Feng Shao© Feng Shao+ 44

  • Projeto De Arquitetura:udopartners
  • Arquiteto Responsável:Quan Zheng
  • Equipe De Projeto De Arquitetura:Xiao Zou, Zhewei Hao
  • Interiores E Paisagismo :Saussure Architects
  • Responsável Pelo Projeto De Interiores:Wanhong Li
  • Equipe De Projeto De Interiores:Xiangdong Ren, Wenjun Fan, Jinping Nan, Liang Tang
  • Projeto Executivo:Hebei Junyuan Engineering Survey and Design Co., Ltd.
  • Equipe De Projeto Executivo:Liz Xing, Zhengxun Su, Yifan Jia, Cuili Duan, Shaohang Li, Shuzhen Shi, Feilong Gao,Yanhong Yang
  • Cliente:Xige Estate, Yanzhi Zhang, Yi Chen
  • Cidade:Wuzhong
  • País:China
Mais informaçõesMenos informações
© Feng Shao
© Feng Shao

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede da Vinícola Xige Estate é uma propriedade cercada por um muro de pedra circular, localizada em Wuzhong, província de Ningxia, Norte da China. Devido à sua posição privilegiada entre a montanha Helan e o rio Amarelo, as terras da região passaram a ser procuradas por produtores de vinhos que, estabeleceram neste território a primeira região produtora de vinho na China a implantar o sistema em fileiras.

© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao

Procurando responder às condições climáticas específicas do local, o projeto da vinícola pretende integrar-se à paisagem natural, materializando uma intenção que não apenas tem a ver com a arquitetura, mas também com o espírito do vinho produzido nesta terra. O edifício foi construído a partir de materiais locais, como as rochas encontradas na Montanha não muito longe dali.

© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao

Estas rochas foram utilizadas para construir um muro que delimita os mais de 25 mil metros quadrados da propriedade. O acesso principal se dá através de um pequeno pátio circular que tangência o limite do terreno, definido pelo muro de pedra. Interiormente, a sede da vinícola abriga desde as áreas de produção e os escritórios da empresa, passando por espaços de degustação, uma adega, um restaurante até um hotel e outros espaços funcionais.

© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao

Contrapondo-se à rigidez do muro de pedra, os espaços interiores vão assumindo diferentes formas, edifícios independentes pensados de forma bastante flexível. De modo geral, a área produtiva foi concebida para ser eficiente e funcional, assumindo uma volumetria pura e simples. Os demais espaços, principalmente aqueles voltados ao atendimento do público, assumem formas mais descontraídas e uma atmosfera mais agradável e aconchegante.

© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao

Para o projeto de interiores, a intenção era criar um espaço mais “sustentável”. Muitas das pedras encontradas no terreno foram incorporadas no projeto em suas formas originais de forma a construir uma paisagem interior que reverbera as condições naturais do terreno. Em alguns casos as pedras foram mantidas em sua forma natural e bruta, em outros, elas foram polidas e manipuladas para promover uma sensação de requinte e delicadeza. Outro material amplamente utilizado no projeto de interiores é a madeira de teca, que mantida em seu estado natural, envelhecerá com o tempo, com o sol e a chuva. Cortinas tingidas com corantes naturais à base de uva, maçanetas feitas com troncos de videiras secas e tantos outros objetos de antiquário, todas esses elementos contribuem à sua maneira para a construção da atmosfera única da vinícola Xige Estate.

© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao

O paisagismo interior, dominado por plantas nativas, é outra maneira de ancorar o projeto da vinícola em seu contexto específico. É como se —apesar do muro que protege e delimita a propriedade da vinícola—não houvesse limites entre o interior e exterior. Elementos característicos da paisagem natural de Ningxia podem ser vistos por toda parte: salgueiros vermelhos, espinheiras e rochas, tudo aqui parece se suceder de forma a construir um cenário perfeito e profundamente conectado com a história do lugar.

© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao
© Feng Shao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:No.1, Xige Road, Qingtongxia, Wuzhong, Ningxia, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Xige Estate / Udopartners + Saussure Architects" [Xige Estate / Udopartners + Saussure Architects] 16 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943563/vinicola-xige-estate-udopartners-plus-saussure-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.