Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ

Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroCasa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Exterior, Escada, Concreto, Viga, PilarCasa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Exterior, EscadaCasa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Mais Imagens+ 28

Uribelarrea, Argentina
  • Arquitetos: Estudio SSARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bará, Cattani, Vadex
  • Arquitetos Responsáveis: Federico Scopazzo, Pablo Sayago
  • Cidade: Uribelarrea
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Exterior, Madeira
© Alejandro Peral

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma moradia unifamiliar localizada em Uribelarrea, Cañuelas, Buenos Aires. O projeto é implantado em um amplo lote (1 hectare) entre duas grandes árvores que servem como barreira para o vento e brise no verão. O térreo com planta livre abriga os serviços, enquanto os setores públicos e privados estão localizados no pavimento superior afastando-se do solo úmido e possibilitando excelentes vistas da paisagem. O programa se desenvolve em uma planta flexível em torno de um núcleo vertical (pátio/escada) gerando a entrada de iluminação natural no centro da casa, vinculando todos os níveis até o terraço-jardim.

Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Alejandro Peral
Planta - Térreo
Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Alejandro Peral

A moradia é conformada por duas grandes lajes perfuradas pelo pátio central. Logo, encontramos os planos verticais que passaram a configurar o envoltório junto com as grandes aberturas e painéis de madeira. Conceitualmente, o volume elevado pode se abrir completamente para a paisagem, oferecendo privacidade e controle lumínico por meio de seus brises. O acesso à casa é feito desde o térreo seguindo pela escada exterior localizada no pátio central que atravessa uma galeria semi-coberta que funciona como transição entre a paisagem e a arquitetura. No primeiro pavimento, há o setor público orientado para a parte frontal do terreno (norte) e o setor privado para o leste, captando o sol da manhã. Nas laterias estão dispostos o espaço de trabalho e a cozinha, em conexão direta com a paisagem e o pátio interior, possibilitando ventilação natural em todos os ambientes, incluindo o núcleo sanitário. Como detalhe final do percurso, encontramos o terraço-jardim que transforma-se em um mirante para a paisagem.

Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Alejandro Peral
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Exterior, Escada, Concreto, Viga, Pilar
© Alejandro Peral

Para reduzir o uso de calefação, foram utilizadas esquadrias de alumínio com DVH, isso melhora o conforto térmico e o isolamento acústico da casa. O sistema adotado é de laje cuja fonte de calor é uma caldeira a lenha com uma bomba de recirculação gerando o caminho da água. O fornecimento de água quente é feito através da instalação de painéis solares no terraço. O controle da entrada direta da luz solar é resolvido por meio de painéis deslizantes e anteriormente pela tela natural gerada pelas árvores existentes localizadas nas laterais. O terraço-jardim, juntamente com a ventilação cruzada, desempenha um papel importante na melhoria do conforto térmico interior. Finalmente, a purificação das águas residuais domésticas é alcançada através de um tanque de biodigestor, obtendo um fertilizante orgânico que melhora a qualidade do solo.

Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Exterior, Escada
© Alejandro Peral
Corte Transversal
Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ - Fotografia de Exterior
© Alejandro Peral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ" [Casa Uribelarrea / Estudio SSARQ] 12 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943457/casa-uribelarrea-estudio-ssarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.