Casa Jordão / FGMF Arquitetos

Casa Jordão / FGMF Arquitetos

© Fran Parente © Fran Parente © Fran Parente © Fran Parente + 25

Monte Mor, Brasil
  • Arquitetos: FGMF Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Fran Parente 
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Aris Climatização, Coldfer, Largrill, Marcenaria Ithalianas, Mary Pedras, Pedra cor, Protecnica Revestimentos, Smart Pedras, Tecline
Mais informaçõesMenos informações
© Fran Parente 
© Fran Parente 

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto dessa residência de veraneio localizada em um haras, com normas restritivas quanto à arquitetura, deveria ser térreo, integrado ao terreno e respeitar a obrigatoriedade do uso de telhado de barro. Com esses condicionantes em mente partimos do arquétipo de uma residência, quase como um desenho de uma criança – paredes, duas águas de telhado. A partir de traços simples, realizamos uma espécie de extrusão, criando um pavilhão, algo assemelhado a um celeiro. Na sequência duplicamos esse volume, com pequenas alterações dimensão e criamos um jardim central que também funciona como entrada social. 

© Fran Parente 
© Fran Parente 
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Fran Parente 
© Fran Parente 

Setorizamos o programa colocando toda a extensa área intima no pavilhão mais reservado. Em cada ponta desse volume existem quartos que viram uma espécie de pequeno flar, no caso dos proprietários receberem uma família com filhos para uma temporada. 

© Fran Parente 
© Fran Parente 

O volume social e lazer também contempla nos fundos os serviços. A cozinha, elemento importante, pode ser aberto ou não para a área social, conforme a necessidade e foi projetada como um mini pavilhão dentro do volume original em madeira preta, deixando clara a importância desse espaço e utilizando-o como um elemento de destaque na organização espacial. Propusemos uma sala ampla, bastante envidraçada e que se abre completamente para a área externa, transformando-se em uma grande varanda. Para esse efeito criamos um singelo pórtico de concreto que realiza a transição interno externo e que, em uma de suas extremidades, pode ocultar todas as portas de vidro de fechamento. Uma estante realiza divisão sutil entre a sala-varanda e uma área de televisão, lareira e jogos. 

© Fran Parente 
© Fran Parente 

Um revestimento de madeira desenhado por nós especialmente para este projeto envolve paredes e forros do ambiente social em contraste com a massa raspada externa em tom grafite, e uma piscina revestida de ardósia em formato de L abraça boa parte dessa ala social. 

© Fran Parente 
© Fran Parente 

Tivemos um especial cuidado com a estrutura do projeto – apesar de simples, quase arquetípica, decidimos desenhar tesouras metálicas ao invés das tradiconias tesouras em madeira brasileiras para ganhar leveza e deixar claro para o visitante como se comportam os esforços estruturais típicos desse tipo de solução arquitetônica. 

© Fran Parente 
© Fran Parente 

O paisagismo tropical exuberante projetado por Rodrigo Oliveira arremata o espaço, configurando sutilmente a relação do espaço público e privado ao mesmo tempo que contrasta de forma interessante com a geometria pura das formas propostas.

© Fran Parente 
© Fran Parente 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jordão / FGMF Arquitetos" 06 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942906/casa-jordao-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.