Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Concreto, TijoloIntervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Cozinha, VidroIntervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Exterior, VigaIntervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaIntervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Mais Imagens+ 13

  • Designers: Aquiles Jarrín
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG Studio
Mais informaçõesMenos informações
Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Concreto, Tijolo
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção foi realizada em um moderno apartamento de 112m², original dos anos 70, localizado no centro histórico de Quito.

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Exterior, Viga
© JAG Studio
Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© JAG Studio

O projeto parte de uma pesquisa realizada com os proprietários, da qual emergiram várias ideias fundamentais, tais como: a importância de gerar espaços menos definidos, protagonismo da área social, divisões difusas entre espaços e uma forte presença da natureza no interior do apartamento.

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG Studio
Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© JAG Studio

O outro ponto para a conceituação foi dado pelos seguintes elementos existentes no espaço e experimentação com eles:

1. Luz: um poço de ar e luz existente.

2. Materialidade: estrutura de concreto com uma altura livre de 3 metros.

3. Localização: uma paisagem urbana histórica muito sedutora, que consiste em uma vista de um lugar icônico da cidade, emoldurada por fachadas republicanas.

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro, Viga
© JAG Studio

Essas condições, juntamente com os resultados da pesquisa, estabeleceram as bases para a intervenção.

Primeiramente, as paredes internas foram demolidas e a entrada de ar e luz foi ampliada, permitindo a introdução de um jardim. As paredes foram substituídas por aberturas de vidro com acesso ao pátio, reconfigurando o espaço e transformando esse não-lugar em espaço verde, trazendo natureza e luz.

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Viga
© JAG Studio
Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© JAG Studio

Sem paredes, as colunas de concreto adquiriram forte presença, convidando a trabalhar com esse elemento como unidade básica do projeto. Além disso, essa configuração de elementos desencadeou uma dimensão poética da obra, as colunas deixaram de ser colunas e passaram a ser chamadas de troncos. Essa metáfora do espaço definiu o entendimento geral do projeto. Surgiu a ideia de que não estávamos em um espaço domesticado, mas que estávamos entrando em um mundo mais selvagem, "uma floresta".

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© JAG Studio
Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Tijolo, Cadeira
© JAG Studio

Se as colunas fossem árvores e o espaço uma floresta, somente outras árvores poderiam aparecer nesse cenário; algumas caídas e outras sobrepostas, como geralmente acontece na natureza. Novos elementos com o mesmo tamanho foram, então, gerados e um exercício lúdico e experimental foi iniciado, até que uma série de conexões foi criada para resolver as necessidades de habitabilidade. Sobrepondo "os troncos", novos níveis foram gerados e uma topografia interna foi produzida.

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© JAG Studio

Esses novos elementos foram projetados com três faces e um vazio interior, trazendo uma característica de mobiliário, transformando-o em uma peça multifuncional, onde diferentes objetos podem ser colocados. O aço foi o material adequado, pois permitiu o uso versátil e o desenvolvimento de todos os elementos do projeto.

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© JAG Studio

Outra estratégia de intervenção foi limpar o local de qualquer elemento que busque ocultar a natureza do material, produzindo texturas únicas. A brutalidade dos materiais em um estado inacabado gera a sensação de uma ruína moderna.

O projeto "Un bosque" é um mundo em constante descoberta. As texturas, níveis e elementos que flutuam e atravessam o lugar nos convidam a reinventar as formas de uso e apropriação do espaço.

Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oriente, Quito, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção no Apartamento Un Bosque / Aquiles Jarrín" [Intervención en departamento Un Bosque / Aquiles Jarrín] 02 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942863/intervencao-no-apartamento-un-bosque-aquiles-jarrin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.