Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de InterioresApartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, VidroApartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ana Neute, Arquivo Contemporâneo, Brastemp, Carminati tapetes, Corian, Deca, Designer Studio 39/55, Elettromec, Gorenge, Hill House, Lagom, Patricia Palmeira, Portobello, Quadra interior, Rubinettos, Veggas
  • Arquiteta Responsável: Clarice Semerene
  • Equipe De Projeto: Helkem Araújo
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cama
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 120m² é localizado em Brasília, cidade ícone do modernismo, construída em 1960 pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio possui estrutura em concreto, planta funcional e limpa, com elementos típicos do modernismo, como cobogó e grandes panos de esquadrias, com abundante luz natural. O imóvel tinha bastante potencial por conta da estrutura limpa, com poucos pilares e a ausência de vigas aparentes, que daria mais liberdade para criar um layout mais livre. Esta característica casava perfeitamente com o briefing dado pelo casal, de dar destaque ao caráter modernista do edifício e criar uma planta livre em que os ambientes se conectam visualmente, com luz natural abundante e ventilação cruzada. Como a moradora trabalha em casa, ela desejava um home office aberto e integrado a área social, com possibilidade de isolamento acústico, sem abrir mão da iluminação natural.

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Joana França
Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Imagem 28 de 31
Planta - Layout
Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Madeira
© Joana França

Antes da reforma, o apartamento de 120m² tinha 03 quartos, sendo uma suíte, uma cozinha fechada e uma grande lavanderia, desproporcional para a necessidade dos clientes. O estilo de vida dos moradores permitiu que houvesse uma revolução do layout, onde a área social é priorizada. Para isso, o terceiro quarto foi eliminado e passou a ser a sala de jantar. Já o antigo segundo quarto deu lugar à sala de tv, fechada apenas com portas de ferro e vidro. A suíte dos moradores também ganha mais amplitude ao se unir com o banheiro - uma sutil divisória transparente separa os dois ambientes e os mantém conectados visualmente.  A lavanderia foi minimizada para atender a necessidade dos clientes, o que  permitiu que a cozinha fosse rearranjada, com acesso direto a ventilação vinda dos cobogós. Assim, a cozinha foi integrada à área social para abrigar os momentos gastronômicos com os amigos. No ponto central do apartamento se encontra o home office, com acesso direto para a suíte e para a área social.

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Joana França
Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Imagem 29 de 31
Vista A
Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Joana França

Através do uso abundante do concreto e a valorização de características originais do edifício, o projeto traz uma forte referência ao Brutalismo tão presente no cotidiano de Brasília, cidade admirada pelos clientes. Nos edifícios brutalistas a estrutura é evidenciada e as funções ficam aparentes. Sendo assim, o projeto também buscou expor, através de muita transparência, as funções e atividades que acontecem nos diferentes ambientes do apartamento.

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Joana França

A palavra é ordem era integração visual e amplitude e o desafio foi criar essa forte conexão entre os ambientes mas ao mesmo tempo permitir momentos de privacidade. Por isso, a solução que marca o projeto são divisórias e portas em ferro e vidro, para isolar acusticamente mas não bloquear a visão e iluminação dos espaços. Para dar opção de privacidade na suíte do casal, foram previstas cortinas. A permeabilidade visual dada pela transparência do vidro prevalece nos principais ambientes e contrasta com os volumes pontuais em madeira que conformam o banheiro social, a lavanderia e armários da cozinha. 

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Joana França

A cor predominante é cinza em diferentes tons e texturas que permitem uma base neutra para experimentar cores mais suaves, que trazem aconchego e quebram a frieza do concreto, como azul, verde e rosa, presentes na arte, mobiliário e objetos. Materiais naturais e contrastantes foram utilizados para trazer equilíbrio aos espaços. O cimento é usado em abundância - está presente no piso, paredes e teto - traz uma sensação de rusticidade em todo o apartamento. Nos banheiros, a nobreza do mármore nero marquina quebra a crueza do concreto, da mesma forma que a madeira da madeira contribui trazendo mais calor ao espaço.

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Joana França

A longa estante em ferro surge como um elemento multifuncional - fecha o escritório,  abriga a coleção de equipamento fotográfico vintage, plantas e objetos, e dá lugar a uma bancada alta na cozinha. Este elemento reforça a continuidade entre todos os ambientes e dá a personalidade do apartamento. A atmosfera do projeto nasce do equilíbrio de opostos - cru e elegante, frio e aconchegante.  Através uso de diferentes texturas e contrastes entre materiais, cria-se uma atmosfera multissensorial onde o que se destaca é a arte, objetos e as peças de design brasileiro e italiano.

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Joana França

Merlot, o gato dos moradores, também foi uma grande fonte de inspiração, o muso inspirador do projeto. Durante o briefing sempre peço aos clientes que descreva em poucas palavras o que desejam para o apartamento. Eles resumiram a atmosfera ideal em três adjetivos “elegante, macio e cinza...como nosso gato Merlot”. Dessa simples frase foi extraído o conceito e o nome do projeto.  

Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Merlot / Studio Clarice Semerene" 02 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942858/apartamento-merlot-clarice-semerene-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.