Habitação SHOJI 04 / Yamagata Arquitetura

Habitação SHOJI 04 / Yamagata Arquitetura

© Denilson Machado – MCA Estúdio© Denilson Machado – MCA Estúdio© Denilson Machado – MCA Estúdio© Denilson Machado – MCA Estúdio+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  84
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Denilson Machado – MCA Estúdio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Duratex, Mekal, Arali Móveis, AutoDesk, Celdom, De'Longhi, Deca, Dimlux, Estúdio Manus, FAS Iluminação, GALERIA ARTUR FIDALGO, Galeria HAP, Galeria Lume, Ginger & Jagger, Laer Engenharia, Latão e Arte, Loja Teo, Lumini, Líder Interiores, Marché Art de Vie, +7
  • Arquitetos Responsáveis:Aldi Flosi, Bruno Rangel, Paloma Yamagata
  • Equipe De Projeto:Davi Bonvini, Amanda Faleiro
  • Engenharia:Laer
  • Consultor Iluminação:Lumini
  • Consultor Vídeo:Arte Vídeo
Mais informaçõesMenos informações
© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Estréia da Yamagata Arquitetura na Casa Cor São Paulo 2016 tira partido de um japão sem folclores para abordar questões elementares do lifestyle contemporâneo no caos da metrópole, apresenta uma proposta autêntica e original que conecta com as suas próprias raízes e alguns dos fundamentos mais elementares da arquitetura urbana: otimização de espaço, sustentabilidade, ergonomia e poesia. Enquanto a vida nas megalópoles atravessa tempos coléricos, encapsulamos conceitos como paz, calmaria, design e ergonomia neste ambiente urbano, atemporal e com forte influência nipônica.

© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Planta
Planta
© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Assim, a unidade batizada de “shoji 04”se desenvolve em 84m2 que remetem aos pequenos e aconchegantes espaços do japão, mas sem folclores étinicos: a caixa poderia estar inserida em qualquer cidade cosmopolita, na ásia, na europa, na áfrica, na oceania ou nas américas. Na prática um grande volume de madeira absorve a cozinha, banheiro e quarto, organiza o projeto espacialmente e deixa a luz entrar generosamente, em conexão com os preceitos de sustentabilidade e conexão com a natureza. O mesmo volume parece repousar delicadamente paralelo a uma grande galeria onde se distribuem as áreas sociais de estar e jantar.

© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

A delicadeza da arquitetura japonesa e os painéis de shoji, usados para setorizar e dividir as áreas nas casas orientais, foram algumas referências para a formatação deste volume. A filosofia estética oriental do wabisabi , onde a beleza das imperfeições é altamente valorizada, também estão presentes neste oásis metropolitano que tem a paciência do branco como cor predominante nas lajes de concreto, elementos industriais e paredes patinadas pela ação do tempo. A marcenaria é tradicional, feita com caixotes estilizados e alinhada à distribuição formal do mobiliário, imprimindo uma atmosfera inusitada e reforça o conceito nipo-industrial. Um mimx de temperaturas, texturas e percepções: madeira clara, ladrilho hidráulico, mármore e metal.

© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

A curadoria de arte traz a assinatura de alessandro sartore, reunindo obras de artistas com prestígio universal, alma e rg carioca. Mas, de novo, sem aparthaids geográficos, olhando para a casa contemporânea de uma forma muito mais zen, que interpreta no espaço doméstico uma narrativa moderna de valores ancestrais.

© Denilson Machado – MCA Estúdio
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação SHOJI 04 / Yamagata Arquitetura" 26 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942474/habitacao-shoji-04-yamagata-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.