Apartamento Ibirapuera / FCstudio

Apartamento Ibirapuera / FCstudio

© Pedro Kok© Pedro Kok© Pedro Kok© Pedro Kok+ 42

  • Arquitetos: FCstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  462
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Antico Oficio, Aristeu Pires, Atec, Bertjan Pot e Marcel Wanders, Casual Móveis, Christian Haas, Claudia Moreira Salles, Danish Design, Dpot, Eero Saarinen, Estúdio Bola, Etel Interiores, Fritz Hansen, George Nelson, Hans Weger, Jader Almeida, Jaime Hayon, Luia Mantelli, Lumini, Marché Art de Vie, +13
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do apartamento Ibirapuera de 462 metros quadrados, localizado na cidade de São Paulo – Brasil e desenvolvido em 2014, levou em consideração dois principais pontos: Uma importante vista para o parque urbano próximo, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e uma grande integração espacial entre as áreas do projeto. Esses foram os pedidos dos clientes, que o FCstudio atendeu de prontidão. As salas integradas formam um grande espaço que contem mobiliário escolhido e/ou desenvolvido pelo próprio FCstudio. Para que essa integração acontecesse de fato, minuciosamente o escritório cuidou da cromática, dimensões e linguagem de cada peça do projeto para que a atmosfera fosse coerente com as sensações buscadas: conforto, funcionalidade, informalidade e intimidade.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Planta
Planta
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Uma estante horizontal em madeira nogueira e pau-ferro identifica a sala de tv e expande o espaço. A sala de almoço é delimitada apenas por uma adega que serve a sala de jantar. A área de convivência externa se integra ao restante do apartamento através de portas deslizantes e condensa todas as funções em apenas um móvel: a mesa de pedra e madeira. Projetada e executada pelo FCstudio, essa peça tem diferentes alturas, espessuras e apoios pois se transforma conforme a necessidade e promove a integração social pedida pelos clientes. O design de cada peça dialoga com as demais e contribui para uma espacialidade contemporânea de possibilidades. Assim sendo, o banco anel e o painel volpi são peças criadas especificamente para o espaço. Banco anel – Não há parafusos, cola, dobradiças etc. A peça se faz apenas por encaixes. O banco se viabiliza por duas chapas de aço inclinadas na transversal que unem os cinco anéis de madeira sem que eles se toquem. Os materiais são sinceros. A madeira parece madeira e o aço parece aço.

© Pedro Kok
© Pedro Kok
Vista
Vista
© Pedro Kok
© Pedro Kok

O processo de desgaste natural da peça agrega valor na medida em que esses dois materiais foram escolhidos por motivos específicos . Painel volpi – biombo modular composto por triângulos alinhados pela face anterior ou posterior da peça. Assim, um jogo de luz e sombra é criado, em meio aos cheios e vazios. Como divisor de espaços, essa peça dialoga com o resto da composição. A peça foi batizada com esse nome em homenagem ao artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi Claira Machado. O apartamento Ibirapuera levou em consideração o contexto e redondezas, as vontades dos clientes e traduziu tudo isso em arquitetura de interiores , trabalhando com design inovador, originalidade (peças sob medida) e sustentabilidade (mobiliário certificado).

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ibirapuera, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Ibirapuera / FCstudio" 30 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942328/apartamento-ibirapuera-fcstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.