Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa

Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, PrateleiraApartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: Atelier Pupa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Do Mal o Menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JRBOTAS, Koklatt, Superbotânica
Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Prateleira
© Do Mal o Menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento situado no característico bairro de Alvalade dos anos 40 possui uma área útil de 48m², o que se tornou um desafio para um projecto que visava a criação de um apartamento T2 com ampliação da sala existente. O maior desafio consistiu exactamente neste ponto, na criação de uma sala / sala de jantar, mantendo dois quartos e uma cozinha mais funcional. Neste sentido, o desenho de uma peça versátil que se tornou na “espinha”deste espaço foi a solução encontrada para resolver os problemas de definição e transição de áreas, bem como arrumação.

Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Prateleira
© Do Mal o Menos

A cozinha manteve-se na área original da casa, mas com um desenho completamente contemporâneo, potenciando-se a arrumação através de nichos e optimizando o espaço, sem deixar de produzir uma leveza que anteriormente não existia. A bancada foi ampliada, através da instalação de uma península que contempla também o frigorífico e despenseiro. A prateleira colocada por baixo da janela permite refeições rápidas, sem necessidade da utilização da sala de jantar.

Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Prateleira
© Do Mal o Menos
Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Imagem 35 de 42
Planta
Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Madeira
© Do Mal o Menos

A separar a cozinha da restante área, encontra-se esta peça em contraplacado de bétula que começa no hall por fazer um bengaleiro e que, conjugada com as diferenças de cotas no pavimento (devido a questões técnicas), permite a transição de áreas e organização dos espaços. Esta “caixa” que atravessa toda a casa alberga a lavandaria, uma estante para a sala e as entradas dos quartos e instalação sanitária. O material faz um contraste com o resto do apartamento predominantemente branco, o que oculta também as entradas nas áreas mais privadas da casa, uma vez que as portas pivotantes, no mesmo material, funcionam como planos praticamente ocultos na configuração da peça. Assim, a ocupação da sala / sala de jantar torna-se amplamente mais vasta, pois é destruído o corredor, quer fisicamente quer em termos visuais. Para além dos quartos e instalação sanitária, onde os espaços foram aproveitados ao máximo para arrumação, foi construído um closet na mesma carpintaria.

Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores
© Do Mal o Menos
Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Imagem 36 de 42
Cozinha - Planta
Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Do Mal o Menos

No que diz respeito aos materiais, manteve-se o pavimento original em tacos de madeira e as paredes pintadas de branco evidenciam o elemento central em contraplacado de bétula, ampliando a luz natural que entra por duas janelas de peito e uma de sacada. Na cozinha e instalação sanitária optou-se por materiais com tons neutros, como a pedra mármore Ibiza e cerâmicos com padrões cinzas, a fim de se potenciar a luz, devido à diminuta área destes espaços.

Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Do Mal o Menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Alvalade / Atelier Pupa" 25 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942278/apartamento-em-alvalade-atelier-106> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.