Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei

Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, PrateleiraComplexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, MadeiraComplexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, EscadaComplexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de ExteriorComplexo Amakusa “KOKORASU / Nikken Sekkei - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Nikken Sekkei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4605
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GANTAN BEAUTY INDUSTRY, GRAPHISOFT, IOC Flooring, Lumion, Sangetsu, YKK AP, Yashima Mokuzai
  • Equipe De Projeto: Wataru Tanaka, NIKKEN SEKKEI, TAKT PROJECT
  • Cliente: Amakusa City
  • Cidade: Amakusa
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Amakusa está localizada na província de Kumamoto, no Japão, na ilha de Kyushu. Excepcionalmente para um país como o Japão, não há estação de trem em Amakusa e, portanto, o carro se tornou a melhor forma de transporte aqui. Este projeto tenta fornecer uma edificação que se abra ao público como uma "estação", fornecendo espaço público multifuncional que pode ser acessado livremente por todos.

Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takumi Ota
Planta
Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Madeira
© Takumi Ota

A edificação é nomeada "KOKORASU", que é uma combinação dos mundos japoneses: KOKO + KORASU + SU. KOKO significa "aqui", KORASU significa "entre" no dialeto local de Amakusa e SU significa "ninho". Ela abriga uma biblioteca, um centro de saúde e um salão, todos de uso público. As instalações estão voltadas para um pátio interno que oferece um confortável espaço verde ao ar livre.

Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores
© Takumi Ota

Parte do paisagismo do pátio é gradualmente elevada, conectando-o com a biblioteca pública no segundo pavimento. Nossa intenção de projeto era criar experiências e interações muito interessantes entre os usuários dos vários estabelecimentos públicos por meio do posicionamento do volume curvo ao redor do pátio.

Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takumi Ota
Corte
Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Fotografia de Interiores, Vista Aérea
© Takumi Ota

A cobertura da edificação, criada pela combinação de quatro superfícies dinamicamente curvas com diferentes inclinações, é suportada por uma estrutura feita de madeira local pela qual Amakusa é conhecida. Na região onde os planos curvos do telhado se sobrepõem, a agradável luz do dia entra junto com o ar fresco da montanha. A estrutura da cobertura também cria grandes espaços livres para as funções internas. Como resultado, nasce uma "estação" pública e aberta, dando as boas-vindas a todos para que criem sua própria história e experiência no "KOKORASU". 

Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei - Vista Aérea
© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amakusa, Kumamoto, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei" [Amakusa Complex “KOKORASU" / Nikken Sekkei] 20 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941983/complexo-amakusa-kokorasu-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.