Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei

Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei

© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota© Takumi Ota+ 22

  • Arquitetos: Nikken Sekkei
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4605
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: GANTAN BEAUTY INDUSTRY, Graphisoft, IOC Flooring, Lumion, Sangetsu, YKK AP, Yashima Mokuzai
  • Equipe De Projeto:Wataru Tanaka, NIKKEN SEKKEI, TAKT PROJECT
  • Cliente:Amakusa City
  • Cidade:Amakusa
  • País:Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Takumi Ota
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Amakusa está localizada na província de Kumamoto, no Japão, na ilha de Kyushu. Excepcionalmente para um país como o Japão, não há estação de trem em Amakusa e, portanto, o carro se tornou a melhor forma de transporte aqui. Este projeto tenta fornecer uma edificação que se abra ao público como uma "estação", fornecendo espaço público multifuncional que pode ser acessado livremente por todos.

© Takumi Ota
© Takumi Ota
Planta
Planta
© Takumi Ota
© Takumi Ota

A edificação é nomeada "KOKORASU", que é uma combinação dos mundos japoneses: KOKO + KORASU + SU. KOKO significa "aqui", KORASU significa "entre" no dialeto local de Amakusa e SU significa "ninho". Ela abriga uma biblioteca, um centro de saúde e um salão, todos de uso público. As instalações estão voltadas para um pátio interno que oferece um confortável espaço verde ao ar livre.

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Parte do paisagismo do pátio é gradualmente elevada, conectando-o com a biblioteca pública no segundo pavimento. Nossa intenção de projeto era criar experiências e interações muito interessantes entre os usuários dos vários estabelecimentos públicos por meio do posicionamento do volume curvo ao redor do pátio.

© Takumi Ota
© Takumi Ota
Corte
Corte
© Takumi Ota
© Takumi Ota

A cobertura da edificação, criada pela combinação de quatro superfícies dinamicamente curvas com diferentes inclinações, é suportada por uma estrutura feita de madeira local pela qual Amakusa é conhecida. Na região onde os planos curvos do telhado se sobrepõem, a agradável luz do dia entra junto com o ar fresco da montanha. A estrutura da cobertura também cria grandes espaços livres para as funções internas. Como resultado, nasce uma "estação" pública e aberta, dando as boas-vindas a todos para que criem sua própria história e experiência no "KOKORASU". 

© Takumi Ota
© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amakusa, Kumamoto, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Amakusa “KOKORASU" / Nikken Sekkei" [Amakusa Complex “KOKORASU" / Nikken Sekkei] 20 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941983/complexo-amakusa-kokorasu-nikken-sekkei> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.